A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na Gávea, recebeu, no dia 03 de junho, a primeira agenda do “Seminário Cristo G20”, evento este onde serão apresentadas aos Sherpas (líderes de cada país que encaminham até a cúpula final com chefes de Estado e de Governo) as participações do “Comitê Cristo G20”, evento previsto para acontecer nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, com a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia.
O primeiro dia de evento, realizado na PUC-Rio, teve o tema “Tecendo Conexões: Diálogos sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade no Contexto do G20”. Uma vez que o Comitê Cristo G20, por sua vez, entende como fundamental o papel da educação para alcançarmos um planeta mais sustentável e uma sociedade mais justa.
Para esse tema, estiveram presentes:
Painel 1: Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade na prática.
– Oskar Metsavaht, Conselheiro no Item B20 do Comitê Cristo G20;
– Sérgio Besserman, Conselheiro no Item C20 do Comitê Cristo G20;
– Miguel Pinto Guimarães, Conselheiro no Item U20 do Comitê Cristo G20;
– Padre Josafá Carlos de Siqueira, Vigário Episcopal para o Meio Ambiente;
– Valdeci de Boareto, Gari, Escritor e Embaixador do programa de impacto social “Servindo Brasil”.
Painel 2: As Diversas Esferas da Educação Ambiental
– Renan Ferreirinha, Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro;
– Bernardo Rossi, Secretário de Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro;
– Tainá de Paula, Vereadora e ex-Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro;
– Padre Thiago Azevedo, Vigário Episcopal para a Educação;
– Beatriz Mattos, Coordenadora de Pesquisa da Plataforma Cipó.
“Reeducar é a chave para uma cultura de sustentabilidade. O ponto de partida para a Educação ambiental como exigência fundamental para o processo de reeducação de hábitos e a formação de uma cultura ambientalmente sustentável” – pontuou Padre Josafá Carlos de Siqueira, Vigário.
“Eu acredito no poder da escola e da literatura para as crianças porque elas são terras férteis. Elas podem ensinar seus pais porque só há mudança quando atingimos o coração e o nosso planeta chora por mudança” – ressalta Valdeci de Boareto.
No total, serão três agendas às segundas-feiras do mês de junho. O segundo evento (10/03), será realizado no Auditório do Museu de Arte do Rio (MAR), no Centro do Rio, com o título “Mulheres impulsionando a economia: desafios e perspectivas brasileiras”. Por fim, o terceiro evento (17/03), será realizado na Casa G20, em Ipanema, com o tema “Inovação Tecnológica e Trabalho: Navegando na Era da Inteligência Artificial”.
Para cada um dos encontros foram pensadas mesas redondas com a participação de integrantes do Santuário, do G20 Brasil e do Rio Capital, além do público presente, com o objetivo de abordar temas transversais e pertinentes para um mundo melhor. Para mais informações sobre como participar, acesse o site do santuário do Cristo Redentor : www.santuariocristoredentor.com.br
Criado em 1999 em resposta à crise financeira global, o G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia internacional e desenvolvimento socioeconômico global. Onde desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais.
Confira a programação completa dos outros dias de evento:
Evento: Comitê Cristo G20 – W20
Dia: 10 de junho de 2024
Local: Auditório do Museu de Arte do Rio (Endereço: Praça Mauá, 5, Centro)
Horário do Evento: Das 14h às 18h
Título: Mulheres impulsionando a economia: desafios e perspectivas brasileiras A participação feminina na economia brasileira tem sido marcada por avanços significativos, embora os desafios sejam persistentes. Nas últimas décadas, houve um aumento notável da presença das mulheres no mercado de trabalho formal, impulsionado por mudanças sociais, políticas de igualdade de gênero e oportunidades educacionais expandidas. No entanto, disparidades salariais de gênero, acesso desigual a oportunidades de emprego de qualidade e dificuldades em alcançar posições de liderança e empreendedorismo continuam sendo obstáculos.
Aparecida Gonçalves – Ministra das Mulheres (a confirmar) e Janaina Gama – Líder
da delegação do Brasil no W20
Painel 1: As múltiplas faces da participação feminina na economia (14h30-16h) O painel busca uma reflexão abrangente sobre os múltiplos aspectos que envolvem a introdução e, também, a manutenção das presenças femininas na economia. Ao destacar a crescente inclusão das mulheres no mercado de trabalho, nossos debates abordarão também os desafios persistentes que limitam o pleno potencial produtivo feminino. Além disso, o painel busca enfatizar a importância de políticas públicas inovadoras e iniciativas que promovam, ainda mais, a igualdade de gênero, o acesso das mulheres a financiamentos e know-how necessários para prosperar nos diversos setores da economia.
Palestrantes:
Silvia Gonzaga – Coordenadora do Setor Cristo Sustentável do Santuário Cristo
Redentor
Joyce Trindade – Ex-Secretária Municipal de Mulheres e Vereadora
Janaina Gama – Liderança da delegação brasileira no W20
Karol Mendez – Superintendente de Autonomia Econômica da Secretaria da Mulher
do Estado do Rio de Janeiro
Painel 2: As possibilidades de acesso ao financiamento e ao empreendedorismo
feminino (16h30-18h)
Discutiremos os desafios específicos enfrentados pelas mulheres empreendedoras ao buscar por financiamento, como desigualdade nas taxas de aprovação de empréstimos devido ao gênero e dificuldade de networking no mundo dos negócios. Exploraremos soluções e iniciativas que visam superar esses desafios, tais como programas de capacitação financeira e micro e nano créditos voltados para mulheres empreendedoras e redes de mentoria. Além disso, iremos explorar casos de sucesso de mulheres empreendedoras que conseguiram superar esses obstáculos e alcançar êxito em seus negócios.
Palestrantes:
Tatiana Rosito – Trilha Sherpa de Finanças, Ministério da Fazenda (a confirmar)
Nina Silva – Conselheira no Item W20 do Comitê Cristo G20
Helena Tenório Veiga de Almeida – BNDES
Kelly Quirino – Conselheira do Banco do Brasil eleita pelos funcionários
Evento: Comitê Cristo G20 – Inteligência artificial e Trabalho
Dia: 17 de junho de 2024
Local: Casa G20 (Endereço: Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema)
Horário do Evento: Das 14h às 18h
Título: Inovação Tecnológica e Trabalho: Navegando na Era da Inteligência Artificial A palestra visa explorar as complexidades e oportunidades que surgem da interseção entre tecnologia e emprego, reunindo líderes do setor, especialistas em inteligência artificial e representantes governamentais. Analisaremos como as inovações tecnológicas na área da IA (Inteligência Artificial) estão remodelando o cenário de trabalho global. Os participantes terão a oportunidade de debater estratégias para aproveitar o potencial da IA, impulsionar a
produtividade, criar novas oportunidades de emprego e repensar os modelos de trabalho para a era digital. Ao mesmo tempo, serão discutidos os desafios relacionados à automação e à adaptação das forças de trabalho, buscando soluções inclusivas e sustentáveis para garantir que ninguém seja deixado para trás nesta jornada rumo ao futuro do trabalho.
Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (a confirmar)
Bruno Costa – Secretário Executivo da Comissão Estadual para o G20.
Painel 1: Inteligência Artificial e Startups na Vanguarda da Inovação (14h30-16h)
Abordaremos uma variedade de tópicos relacionados à aplicação da inteligência artificial no
contexto das startups e da inovação. Dessa forma, discutiremos como as startups estão utilizando a IA para impulsionar a inovação em diferentes setores, como saúde, finanças e transporte, debatendo os desafios e as oportunidades enfrentados, como questões éticas,
regulatórias e de segurança de dados.
Palestrantes:
– Ingrid Barth – Presidente da ABStartup e representante do Startup20 (a confirmar)
– André Miguel – CIO da ZOOX
– Tatiana Roque – Secretária Municipal de Ciência e Tecnologia (a confirmar)
– Thallita Lima – Assistente de coordenação do projeto “O Panóptico”, do Centro de Estudo de Segurança e Cidadania (CESeC) (a confirmar).
Painel 2: Reimaginando o Trabalho na Era da Inteligência Artificial (16h30-18h)
Abordaremos a transformação do mercado de trabalho impulsionada pela Inteligência
Artificial. Entre os tópicos a serem explorados estão os novos modelos de emprego facilitados pela nova era, o impacto da automação e a perda de empregos, assim como as habilidades necessárias para os trabalhadores se adaptarem a um ambiente de trabalho cada vez mais digitalizado. Também serão debatidas questões éticas e sociais, tais como a privacidade dos dados dos trabalhadores e a equidade na distribuição dos benefícios da automação.
Palestrantes:
– Antônio Lisboa – Labour 20 (a confirmar)
– Andrea B. Cruz – Conselheira do Item L20 do Comitê Cristo G20
– Nina da Hora – Diretora Executiva do Instituto Da Hora (a confirmar)
– Vinicius Farah – Secretário do Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e
Serviços do Estado do Rio de Janeiro.
Isabella Bittencourt e Vinícius Arouca
Fotos: Guilherme Silva