Como eu amo, ó Senhor, a vossa lei, vossa palavra

Como eu amo, ó Senhor, a vossa lei, vossa palavra

(Sl 118 -119)

17º Domingo do Tempo Comum

Celebramos neste domingo, o XVII desse Tempo Comum, nossa caminhada rumo a Jerusalém celeste. Nós nos reunimos em torno da mesa da Palavra e da Eucaristia para escutar o que o Senhor tem a nos ensinar. Estamos chegando ao final de mais um mês. Na próxima terça-feira, iniciaremos agosto, mês em que somos convidados a rezar pelas vocações. Que ao final da celebração, após a bênção final, o Senhor nos envie para anunciar o Evangelho e cumprir a nossa vocação de batizados e testemunhas de Jesus Cristo.

A liturgia da Palavra fala a respeito do Reino de Deus, que é o bem mais precioso, o qual devemos anunciar com alegria e procurar vivê-lo aqui na terra e em expectativa de vivê-lo de maneira plena no céu. O Reino de Deus é o reino do amor, da justiça, da paz e do perdão, e nós, como discípulos e missionários do Senhor, devemos viver e anunciar esse reino.

Estamos comemorando também o 3º. Ano Vocacional no Brasil. Na próxima terça-feira, iniciaremos o mês vocacional – todos somos convidados a rezar por todas as vocações, sobretudo as sacerdotais e religiosas para que sejam fiéis ao chamado que Deus lhes fez. Iniciando com o Dia dos Pais, iremos viver também a Semana Nacional da Família, recordando que a “família é fonte de vocações”. Agosto é um mês especial para a Igreja. Trilhemos, pois, o caminho da oração. Rezemos pelo Papa Francisco, por nosso bispo diocesano, por nossos padres, religiosos, religiosas e seminaristas. Rezemos, ainda uns pelos outros, para que sejamos fiéis aos mandamentos de Nosso Senhor.

A primeira leitura da missa deste domingo é do primeiro Livro dos Reis (1Rs 3,5.7-12). Nesse trecho do primeiro livro dos Reis, Salomão faz uma coisa que todo governante deveria fazer antes de assumir o cargo para governar um país, um estado ou uma cidade. O futuro governante pede ao Senhor sabedoria e discernimento para assumir tal função. O Senhor se agradou da oração de Salomão, pois ele não pediu dinheiro e nem posses, mas pediu as maiores riquezas que todo governante deveria pedir, que é a sabedoria e a luz do Espírito Santo para bem servir o povo de Deus.

Peçamos ao Senhor que nossos governantes, ao serem eleitos para assumirem cargos públicos, ofereçam o cargo ao Senhor e governem para o povo, sobretudo aos mais pobres. Que antes de tudo, os governantes façam um bom governo, direcionado para o povo. Até mesmo cada um de nós, antes de assumir um cargo importante em nossa empresa ou na Igreja, devemos oferecer aquela nova função antes de tudo a Deus, para que possamos desempenhá-la bem. Dessa forma, estaremos edificando o Reino de Deus, pois estaremos governando segundo a sua vontade.

O Salmo responsorial é o 118 (119), que diz em seu refrão: “Como eu amo, ó Senhor, a vossa lei, vossa palavra”! Se amarmos a Palavra de Deus e a sua lei, e colocarmos em prática no dia a dia, estaremos cumprindo a vontade do Senhor.

A segunda leitura da missa deste domingo é da carta de São Paulo aos Romanos (Rm 8,28-30). Paulo se dirige à comunidade dos romanos e diz que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, pois se amamos a Deus, amaremos também o nosso próximo e, dessa forma, edificaremos o reino de Deus e tudo fluirá para o bem em nossa vida. O Senhor chama a cada um de nós e somos convidados a trilhar o caminho da justiça e do amor, dessa forma edificaremos o Reino de Deus e seremos testemunhas de Jesus Cristo.

O Evangelho desse domingo é de Mateus (Mt 13,44-52). Nesse Evangelho, Jesus fala sobre o Reino dos Céus. Esse reino é precioso. Durante a nossa vida, temos que buscar vivenciá-lo aqui na terra para contemplá-lo de maneira definitiva no céu. Ao final do Evangelho, Jesus diz que seremos julgados se conseguirmos viver o Reino dos Céus aqui na terra ou não. Em suma, o que Jesus quer dizer é que seremos julgados se fomos capazes de amar o próximo ou não.

Ao longo da nossa vida temos que ir em busca do Reino de Deus e, ao encontrá-lo, temos que guardá-lo em nosso coração como um tesouro ou um bem precioso. O Reino de Deus não se compra, mas se vive no dia a dia. O Reino de Deus vem até nós a partir do anúncio da Palavra de Deus. Temos que guardar essa palavra em nosso coração, conforme dizia o Evangelho de quinze dias atrás e vivermos essa palavra no dia a dia. O Reino de Deus é justiça, paz, perdão, amor e misericórdia. Encontremos esse tesouro, que vem da Palavra de Deus, guardemos como um tesouro precioso e o vivamos no dia a dia, na expectativa de contemplá-lo definitivamente no céu.

Celebremos com alegria esse XVII Domingo do Tempo Comum, na expectativa de encontrarmos o grande tesouro do Reino de Deus que advém da Palavra. Amemos o nosso próximo do mesmo modo que amamos a Deus, pois, no fim dos tempos, seremos jugados se formos capazes de amar ao nosso semelhante. Amém.

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Categorias
Categorias