Conclusões do Sínodo da Amazônia

O bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre, Dom Flávio Giovenale, estará presente na Arquidiocese do Rio partilhando sua experiência como participante do Sínodo da Amazônia, que ocorreu de 6 a 27 de outubro, no Vaticano. Destinado aos sacerdotes, religiosos, diáconos, consagrados de novas comunidades, lideranças leigas e fiéis em geral, o encontro será no dia 6 de novembro, às 9h, no auditório 1 do Edifício São João Paulo II, na Glória.

No dia anterior, 5 de novembro, Dom Flávio abordará o assunto também para os membros do governo arquidiocesano, para a turma de padres que estarão em retiro no Sumaré, e para os seminaristas dos quatro seminários da arquidiocese.

Religioso salesiano e bispo desde 1997, Dom Flávio tem profunda experiência eclesial e pastoral na Amazônia. Antes de assumir a Diocese de Cruzeiro do Sul, em dezembro de 2018, foi bispo das dioceses de Abaetetuba e de Santarém, ambas no Estado do Pará. Também foi, no período de 2004 a 2007, presidente do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Por quatro anos, a partir de 2011, foi presidente da Cáritas brasileira.

 

Autor: Carlos Moioli.

Categorias
Categorias