De 18 a 20 de julho de 2025, aconteceu o XIX Congresso da Região Leste do Encontro de Casais com Cristo (ECC) nas dependências da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), em Petrópolis, com o tema “Família, berço da santidade e formação integral” e o lema “Eu e minha família serviremos ao Senhor” (Js 24,15).
O objetivo foi fortalecer a missão de evangelização das famílias por meio de estudo, encontro e espiritualidade, buscando reconhecer o espírito missionário das ações propostas pelo ECC, como foi tão sonhado pelo seu fundador, padre Alfonso Pastore.
A abertura foi realizada com uma missa na Catedral São Pedro de Alcântara, presidida por Dom Joel Portella Amado, bispo da Diocese de Petrópolis.
Na sede da UCP, foram apresentadas as delegações dos Lestes, representadas pelos diretores espirituais e casais regionais: Leste 1: padre Jorge Carreira, Gualter e Tania; Leste 2: padre José Maria de Oliveira, representando o padre Jorge Filho, Carlos e Maria Drumont (Lia); e Leste 3: padre Aldir, Hermínio e Maria.
No dia 19 de julho, na Capela da UCP, a missa foi presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo da Diocese de Presidente Prudente (SP), que veio representar Dom Adair José Guimarães.
Neste dia, os painéis foram ministrados por Dom Benedito, sobre padre Alfonso Pastore; Marco Antônio, Alan e Beatriz, da Comunidade Católica Ágape; Francisco e Gonçala, do Albergue da Misericórdia; padre Marcos Borges, sobre Pastoral Familiar e ECC; Lelandro, José Augusto e Dom Roberto, sobre Fé e Política; Valber e Luciene, sobre formação para equipe dirigente; Antônio e família, da Comunidade Jesus Menino; padre Jorge Carreira, ECC, EAC e EJC; Célia, do Projeto Perdas e Viuvez; Leandro e Janaína, sobre formação para palestrantes.
Ainda no dia 19 de julho, aconteceu a palestra da 1ª etapa, que foi ministrada pelo casal do Leste 1, Sávio e Bárbara, e da 2ª etapa, pelo casal do Leste 2, Agnaldo e Rita.
Foi realizada também a Assembleia da Região, na qual ocorreu a posse dos novos diretores espirituais e casais regionais, ficando assim: Leste 1: monsenhor Paulo Cardoso, Sergio e Renata; Leste 2: padre Jorge Filho, Ederval e Aline; e Leste 3: padre Fabiano, Valber e Luciene.
No dia 20 de julho, a missa foi presidida por Dom Gilson Andrade, bispo da Diocese de Nova Iguaçu. Também ocorreu a palestra da 3ª etapa, ministrada pelo casal do Leste 3, Marco e Denize.
No protocolo de encerramento, aconteceu o anúncio e a votação para a sede do próximo congresso, que acontecerá em 2029, na cidade e Diocese de São Mateus (ES).
O congresso contou também com a participação dos bispos diocesanos Dom José Francisco Resende Dias, de Niterói; Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, de Duque de Caxias; Dom Roberto Francisco Ferrería Paes, de Campos; e Dom Claudio Nori Sturm, de Patos de Minas (MG).
Houve ainda a presença de vários diretores espirituais e casais diocesanos do ECC da Região Leste 1, 2 e 3, e dos casais da Secretaria Nacional, Joberto e Rosana, Queirós e Nazaré. Também estiveram presentes, como convidados, o casal regional da Pastoral Familiar Leste 1, Paulo e Maria José; o casal regional da Pastoral Familiar Leste 3, Fábio e Joelma; e o casal coordenador geral do XXIV Congresso Nacional do ECC, Wanderson e Cecília.
Muitos foram os que se disponibilizaram para trabalhar em prol do congresso, formando as diversas equipes de trabalho organizadas pela equipe dirigente e coordenadores gerais do congresso: Dênis e Pâmela, Ailton e Cristina, Malcoln e Sandra, Dimário e Eliza e o coordenador geral, Charles e Adriana.
Todos tiveram a oportunidade de vivenciar vários momentos de partilha, relacionados às ações na missão, na família e na sociedade, tendo como incentivo a fé e a esperança. Sabendo que os desafios são grandes, mas tendo a certeza de que são capazes de contribuir para a busca de dias melhores, acreditando que o essencial é manter o amor, acreditando que o bem existe! Amor e gratidão sempre!
“Ajudemos a cada um a viver seu carisma, e a Igreja será esse corpo sonhado pelo Espírito de Deus, e a humanidade verá dias melhores.” (Padre Alfonso Pastore)
Tania Cunha Curvello