Copacabana homenageia monsenhor José Roberto Devellard

No Domingo de Páscoa foi inaugurado o Largo Monsenhor José Roberto Devellard, em Copacabana, que fica na bifurcação das ruas Conselheiro Lafaiete e Bulhões de Carvalho, em frente à Paróquia da Ressurreição, onde o monsenhor foi pároco durante 34 anos. Monsenhor Devellard faleceu no dia 15 de setembro de 2020, um dia depois de ter comemorado seus 47 anos de sacerdócio.

O largo foi inaugurado antes da Procissão de Páscoa, realizada pela Paróquia da Ressurreição pelas ruas do bairro. O pano da placa foi retirado pelo atual pároco, cônego Ionaldo Pereira da Silva, e pelo monsenhor Manuel Moreira Vieira, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, que foi colega de turma do monsenhor José Roberto.

Cerca de 200 pessoas compareceram, entre elas, paroquianos da Ressurreição, da Capela da Anunciação, amigos da Paróquia São Tiago Apóstolo, onde ele foi pároco entre janeiro de 1977 e outubro de 1982, e vários sacerdotes que passaram pela Ressurreição: os vigários paroquiais, padre Darlan Carvalhal Hechet, padre Francisco Fabiano Abreu de Freitas, padre Antonio Weverton e o diácono João Alberto Bittencourt, os padres Mário França Miranda, Wellington Gusmão Mendes, Álvaro José Assunção Inácio da Silva, Magno Cavalcante da Silva e o cônego Jorge Luiz Neves Pereira da Silva (Jorjão). Cônego Ionaldo fez questão de agradecer ao cônego Jorjão e ao vereador Márcio Ribeiro, que conseguiram dar o nome do largo ao monsenhor José Roberto.

Na placa fica a homenagem dos paroquianos da Ressurreição pelo seu antigo pároco: monsenhor José Roberto Devellard (1945-2000). Sacerdote dedicado e querido pela comunidade carioca, ordenado em 1973, foi um exemplo de compromisso e serviço à sociedade. Atuou em diversas paróquias da cidade, destacando-se na Paróquia da Ressurreição, no Arpoador, onde cativou fiéis de todas as idades com sua comunicação carismática. Seu legado de amor ao próximo e dedicação à fé jamais será esquecido.

 

Carlos Eduardo Bittencourt

Categorias
Categorias