Curso sobre a nova edição do Missal Romano

A Coordenação Central de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) promove um curso sobre “A nova edição do Missal Romano”, que abordará sobre as dimensões patrística, litúrgica, espiritual e pastoral.

A 3ª edição típica do Missal Romano, a versão brasileira, foi apresentada durante a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Aparecida, de 18 a 28 de abril deste ano, após ser aprovada pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

O público-alvo é para graduandos, mestrando e doutorandos em teologia e ciências da religião; párocos, sacerdotes e agentes de pastoral.

As aulas serão on-line e ao vivo pela plataforma Zoom, e as gravadas  disponibilizadas no ambiente de aprendizagem on-line por dois meses após o término do curso.

O curso será coordenado pelo padre André Luiz Rodrigues da Silva. Fazem parte do corpo docente os padres Anderson Batista Monteiro, Fabio de Souza Balbino e Fabio Luiz de Souza, e a professora Francilaide de Queiroz Ronsi.

As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de junho, e o curso começará no dia 4 de julho e se estenderá até o dia 26 de outubro, uma vez na semana, às terças ou quintas-feiras, das 19h às 21h.  

Mais informações pelo telefone 99105-9399 ou no site: https://www.cce.puc-rio.br/sitecce/website/website.dll/folder?nCurso=a-nova-edicao-do-missal-romano&nInst=cce .

 

Missal Romano

Na liturgia da Igreja, o Missal Romano é o segundo livro litúrgico mais importante. Nele, estão as orações e orientações para as celebrações eucarísticas. O Evangeliário, que traz os textos do Evangelho, é o livro mais importante nos ritos da Igreja.

A tradução brasileira dessa terceira edição do Missal Romano levou 19 anos de trabalho. A jornada começou após a promulgação, em 2002, pelo Papa São João Paulo II, da nova edição típica. Desde então, foram anos de intenso trabalho de tradução, revisão e aprovação do conteúdo do Missal, por meio da coordenação da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel).

A terceira edição típica do Missal Romano foi aprovada pelos bispos na 59ª Assembleia Geral da CNBB e encaminhada ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, em dezembro de 2022. A confirmação da Santa Sé foi publicada no dia 17 de março deste ano de 2023.

Categorias
Categorias