Desospitalização: simpósio discute alta segura e transição dos cuidados

“A importância da integralidade e os desafios na assistência”. Esse é o tema central do Simpósio de Desospitalização, promovido pelo Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ), na Tijuca, voltado a profissionais envolvidos na prestação de cuidados, além daqueles que atuam na gestão de pacientes, como diretores de unidades de cuidados domiciliares e outros líderes que têm responsabilidade pela gestão e organização de serviços de saúde, com a finalidade de promover o aprendizado, a colaboração e a inovação na área. O evento acontece no dia 30 de abril.

De acordo com o diretor administrativo do HSF, Márcio Nunes, a ideia de organizar o Simpósio nasceu da experiência na Unidade de Transição de Cuidados do HSF, especializada em cuidados paliativos, reabilitação e transição de cuidados de pacientes em fase pós-aguda que necessitem de cuidados exclusivos.

“Estamos chegando agora à segunda edição do evento com o objetivo de aprofundar a discussão sobre estratégias de transição de cuidados integradas com a participação de uma equipe multiprofissional. Em nossa programação de palestras e mesa-redonda, vamos destacar práticas e avanços em abordagens, técnicas e modelos de desospitalização”, afirmou.

 

Programação

Uma das organizadoras do Simpósio, Lorena Lima, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HSF, destacou que a proposta do evento é trabalhar os temas da desospitalização e práticas de cuidados de saúde integrados desde as bases conceituais até os desafios atuais enfrentados na integração de serviços de saúde e na transição entre diferentes níveis de cuidado.

“Para tratar destes temas, convidamos médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e outros profissionais de saúde que atuam na área para que compartilhem suas experiências e perspectivas sobre o processo de desospitalização e os desafios enfrentados na transição entre o hospital e o cuidado domiciliar”, contou.

Ela frisou que a programação pode interessar ainda a cuidadores que desempenham um papel crucial em processos de desospitalização, garantindo que os pacientes recebam cuidados contínuos e adequados após a alta hospitalar.

“Professores, pesquisadores e estudantes que estejam envolvidos em pesquisas na área também poderão se beneficiar da apresentação de resultados de estudos, discussão acerca de tendências, além de conhecer projetos interdisciplinares relacionados à desospitalização e à integralidade na assistência à saúde”.

O Simpósio conta com o apoio da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/49vkesb.

O II Simpósio de Desospitalização acontecerá no dia 30 de abril de 2024, das 8h às 17h, no Auditório EMORP do Hospital São Francisco na Providência de Deus, situado na Rua Conde de Bonfim, 1.033, na Tijuca.

 

Programação

8h – Abertura, com o diretor geral do HSF, Frei Nicolau Castro, e o diretor administrativo, Márcio Nunes

8h30 – Palestra “Bases conceituais da integralidade e da desospitalização”, com a enfermeira obstétrica Marianne Batalha, mestre em Enfermagem e professora do Centro Universitário Celso Lisboa.

9h30 – Palestra “Estratégias e ferramentas para uma desospitalização segura”, com a enfermeira obstétrica Patrícia Olario, mestre em Enfermagem, doutora com ênfase em gestão em saúde, cuidados paliativos e desospitalização.

10h30 – Palestra “A importância da rede de apoio no processo de desospitalização”, com a assistente social especialista em gerontologia, Fabiana Correia, e a psicóloga Denise Machado.

13h – Palestra “A importância da comunicação na desospitalização”, com a geriatra Camila Vazoller.

14h – Mesa-redonda “Transição dos cuidados: Uma perspectiva multidisciplinar”, com o fisioterapeuta Alessandro Beserra, a nutricionista Nara Lopes, a fonoaudióloga Fernanda Albuquerque e a enfermeira estomaterapeuta Karla Gomes.

15h30 – “Alta hospitalar: E agora o que fazer?”, com a enfermeira Kamylla Duarte.

 

Alessandra Eckstein, jornalista

Categorias
Categorias