Dia Nacional do Terço dos Homens é comemorado no Santuário de Fátima

A Arquidiocese do Rio de Janeiro celebrou no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Recreio, o Dia Nacional do Terço dos Homens, no dia 8 de setembro.

O Dia Nacional do Terço dos Homens foi instituído com a publicação da Lei 14.558, de 2023, proveniente do PL 2.676/2021, apresentado pelo deputado federal Eros Biondini, de Minas Gerais.

Segundo o assessor eclesiástico do Terço dos Homens, diácono Melquisedec Ferreira da Rocha, que fez a meditação do Terço de Nossa Senhora, foi uma tarde de fé e fortalecimento do movimento, que contou com integrantes de todos os vicariatos da arquidiocese.

“Iniciamos a comemoração com acolhimento, cantos marianos e, às 17h, recitamos o Terço de Nossa Senhora, meditando os mistérios gozosos, lembrando as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos na Cova da Iria, em Fátima, Portugal. A recitação das dezenas foi feita por todos os homens que participam do movimento na arquidiocese. Todos os vicariatos estavam representados, inclusive os novos que foram criados recentemente. Cada dezena foi  dividida por vicariato para que todos pudessem recitar ao menos cinco Ave-Marias”, explicou.

Após a recitação do Terço, foi realizada a Santa Missa, presidida pelo bispo auxiliar Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira e concelebrada pelo padre Rafael Muruci.

“Com muito carinho, Dom Catelan nos transmitiu palavras de encorajamento, direcionamento e de perseverança na fé. Ele afirmou que é muito lindo ver o protagonismo masculino nas paróquias, gerando benefícios para a família, o movimento e a própria Igreja”, disse o assessor eclesiástico do movimento.

“Na sua homilia, Dom Catelan nos lembrou do Sínodo sobre as Missões que está em curso em nossa arquidiocese, e que conta com o entusiasmo dos Homens do Terço inseridos nas paróquias para serem protagonistas da missão e da evangelização”, acrescentou.

Houve parabéns e bolo para celebrar o dia, destacou o diácono Melquisedec, que manifestou sua alegria de tomar conhecimento que a data foi celebrada em várias dioceses do Brasil.

“Nossos irmãos, de várias dioceses, celebraram a data nas mais variadas formas, através de procissões, recitação do Terço Mariano em praças públicas, sempre terminando com a celebração da Eucaristia. Fico feliz por perceber que o movimento não é exclusivo de um determinado local ou região, mas tem sua expressão em todo o país. São gestos de alegrar o coração, e creio que Nossa Senhora está feliz por ver tantos homens que escutaram e cumprem o seu apelo de rezar o Terço todos os dias”, concluiu o diácono Melquisedec.

 

Carlos Moioli

Categorias
Categorias