Celebrar as juventudes com espírito missionário e na luta por um mundo mais justo e fraterno
Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) será realizado no Centro Cultural Social e Pastoral (CCSP) Cardeal Orani Tempesta, na Praça Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá, no dia 21 de outubro.
Como é habitual, o DNJ quer aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade do ano, que em 2023 abordou a chaga da fome. O lema desta edição é “E todos ficaram saciados” (Mt 14,13). Uma maneira de celebrar a juventude com espírito missionário, além de incentivar a luta por um mundo mais justo e fraterno.
De acordo com a Pastoral Juvenil (CNBB), o tema, refletido e rezado, lembra o caráter missionário do DNJ, e um convite do Senhor a estar “ao seu lado”, para depois “enviar a amar como Ele ama”.
Esse convite é contido no plano da Pastoral Juvenil, “Ao seu lado”, no eixo “Cidadania: casa comum e dignidade humana”. O incentivo é à “conscientização sobre a crise socioambiental de forma a motivar ações em defesa da vida e da casa comum nos diferentes contextos”. O plano pastoral também visa motivar a atuação das juventudes nas diversas instâncias governamentais e organizações civis de reflexão, e a elaboração de políticas públicas, “tendo em vista a promoção da vida plena para todos”.
Sob a coordenação do assistente eclesiástico do Setor Juventude, padre Jorge dos Santos Carreira, o evento tem a seguinte programação:
13h30 – Chegada e boas vindas
13h50 – Animação
14h15 – Dança: Ministério Colo de Mãe
14h20 – Just Dance: Caren
14h30 – Animação + Oração
14h45 – Palavra de Dom Paulo
15h00 – Pregação + Oração
15h45 – Preparação para as oficinas
16h00 – Oficinas
16h40 – Preparação para missa
17h00 – Missa
18h15 – Preparação para adoração
18h30 – Adoração com o diácono Gabriel
19h10 – Show: Colo de Deus
20h10 – Encerramento
Da Redação