A Pastoral do Surdo da Paróquia Santa Margarida Maria, na Lagoa, que comemorou 15 anos de fundação, recebeu a visita missionária das comunidades de surdos do Regional Leste 1, no dia 25 de fevereiro.
Providencialmente, foi marcada pelo pároco, monsenhor Manuel Manangão, para o mesmo dia e horário a despedida de Dom Joel Portella Amado, até então, bispo animador da Pastoral da Pessoa com Deficiência (Pasped) da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
O evento teve início, às 9h, com café partilhado para 60 surdos e 12 intérpretes. Tivemos a alegria de partilhar esse momento com Dom Joel e o monsenhor Manangão.
Em seguida, foram dadas as boas-vindas aos presentes pelas coordenadoras da Pastoral Paroquial, Margaret Assemany e Patrícia Reis.
O tema da Campanha da Fraternidade (CF) 2024, desde as origens até os dias de hoje, foi apresentado pelo atual coordenador da Pastoral do Surdo do Regional Leste 1, Alexandre da Silva.
A mensagem de Dom Joel foi bem forte e tocou o coração dos surdos, destacando o valor da amizade e do testemunho vivo da fé cristã. Ele se sente muito à vontade com os surdos, pois sempre esteve presente nos diversos eventos e momentos da caminhada histórica da pastoral.
Destacou ainda que vivemos em uma sociedade que enfatiza atitudes pouco humanizadoras e cordiais nas relações humanas. Contudo, a Pasped tem um papel importante dentro da Igreja e isso se deve ao valor da amizade, da confiança e da liberdade de conviverem como uma família. E o tema da CF enfatiza a necessidade de manter a amizade em todos os nossos ambientes.
Logo depois, houve um sorteio de brindes e o bolo dos 15 anos foi servido.
A participação na missa solene foi praticamente somente com representantes da Pasped: Liturgia da Palavra em braile, por um leitor cego, e as preces, pela coordenadora da Catequese Diferenciada, Rosali Villa Real. A procissão das ofertas foi apresentada pelos surdos de diversas comunidades.
Após a Comunhão, dois surdos, Iracema Müller e Alexandre da Silva, dirigiram mensagens carregadas de afeto, carinho e gratidão a Dom Joel e ao monsenhor Manangão, por tanto bem que realizaram, desde 2006, com a CF, cujo tema foi: “Fraternidade e pessoas com deficiência”. Diversos presentes foram entregues como sinal de amizade e fraternidade ao bispo e ao padre. Após a missa, foi feita foto oficial com todos os presentes da Pasped.
Nosso abraço fraterno e cheio de saudades por tantos anos de convivência com Dom Joel em nossa arquidiocese! Deus o abençoe na sua nova missão em Petrópolis!
Professor Cesar Bacchim
Coordenador arquidiocesano da Pasped