Julho é tradicionalmente o mês da Virgem do Carmo, celebrada no dia 16. Os frades carmelitas da Província Carmelitana Fluminense celebram, como de costume, com muito júbilo, a Festa de Nossa Senhora do Carmo, “Flor do Carmelo”, nas igrejas por todo o Brasil. As comemorações são antecedidas por novenas, que movimentam as comunidades paroquiais e levam a mensagem do Carmelo às famílias.
Nossa Senhora do Carmo presenteou a Igreja com o Santo Escapulário, entregue à Ordem do Carmo, em 1251, a São Simão Stock. O escapulário ganhou a devoção de santos, Papas, reis, homens cultos e analfabetos, religiosos e leigos. É um sinal de devoção mariana, também trazido pela Mãe de Deus, em suas mãos, em sua última aparição de Lourdes e de Fátima. O escapulário de Nossa Senhora do Carmo representa o compromisso de seguir Jesus como Maria, o modelo perfeito de todos os discípulos de Cristo.
Ao entregar o escapulário ao santo, Nossa Senhora fez uma promessa aos carmelitas: “Receba, filho amado, este escapulário. Tudo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.
Além de prometer especial assistência aos que trouxessem o seu escapulário, a Virgem Maria prometeu que livraria do purgatório, no primeiro sábado após sua morte, todos os que tivessem recebido a imposição do escapulário e vivessem piedosamente esta devoção até o dia da sua morte. Essa promessa é conhecida como privilégio sabatino.
“Vivemos em um mundo marcado profundamente pelo individualismo, a nossa espiritualidade nos convida a vivermos a dimensão da fraternidade. Sendo verdadeiros testemunhos e testemunhas do Reino de Deus no seguimento a nosso Senhor Jesus Cristo. Eu, todos nós, somos chamados a viver e abraçar a radicalidade do Evangelho. Que este tempo seja de graça, um tempo profundo de reflexão e, ao mesmo tempo, de vivência, prática da nossa espiritualidade”, motivou frei Adailson dos Santos, O.Carm, prior provincial da Província Carmelitana Fluminense.
Em todas as comunidades acontece o novenário de 7 a 15 de julho, e no dia dedicado a Virgem do Carmo, 16 de julho, missas serão celebradas em diversos horários. A programação completa de cada paróquia pode ser encontrada abaixo.
A Festa de Nossa Senhora do Carmo no Estado do Rio de Janeiro será celebrada em três locais:
Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Vila Kosmos – Rio de Janeiro
- Novena de 7 a 15 de julho, a partir das 18h
- No dia 8, às 17h30, uma missa será presidida pelo Cardeal Dom Orani Tempesta
- Dia 16/7: missas às 7h30, 10h, 12h, 15h e 18h, essa presidida pelo bispo auxiliar Dom Antônio Catelan.
- Feijoada da Padroeira, a partir das 12h.
Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro – Lapa – Rio de Janeiro
- A novena será de 7 a 15, às 19h
- Dia 16: missas às 8h, 10h e 19h
- Jantar da Padroeira, a partir das 20h
Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Angra dos Reis (RJ)
- Novena: de 7 a 15 de julho, às 19h
- Dia 16/7: missas às 7h, 9h, 15h e missa solene, celebrada por Dom Paulo Celso, às 19h, seguida de procissão.
Tâmara Carvalho