Festival de Música Católica Canção do Monte

Em sua segunda edição, aconteceu, no dia 13 de abril de 2024, o Festival de Música Católica Canção do Monte, na Paróquia Nossa Senhora do Montserrat, em Vargem Pequena.

O evento teve sua abertura com adoração ao Santíssimo, conduzida pelo padre Jorge Carreira, e seguiu com a apresentação de sete finalistas de Belém (PA), Alegre (ES), Bragança Paulista (SP) e cidade do Rio de Janeiro  e Magé (RJ).

Para esta edição, houve grande empenho dos paroquianos. Foram mais de 80 colaboradores envolvidos diretamente para promover a apresentação dos selecionados, cantando músicas inéditas.

Os sete finalistas foram pré-selecionados por um corpo de jurados integrado pelo cônego Omar, Diego Faro, Zezé Luz, Karen Keldani e Maira Jaber, através de quesitos sobre a letra da canção e seu aspecto evangelizador, melodia e voz, premiando os três melhores colocados que foram:

1° lugar: Nicholas Mota, da Comunidade Católica Casa da Juventude, em Belém (PA)

2° lugar: Gabriel Xavier, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Magé (RJ)

3° lugar: Santinho, da Paróquia Santa Sofia, no Rio de Janeiro (RJ)

Outro troféu foi recebido pelo candidato Matheus Henrique, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Jacarezinho (RJ), através do voto popular durante o festival, mostrando como a música católica pode ser incentivada e grandes talentos podem ser revelados em eventos como este.

A banda Em Nome do Pai, comandada por Diego Faro, recebeu convidados no palco, e o público presente pôde ver Karen Keldani, Duda de Paula, Zezé Luz e Joaquim cantando, emocionando e divertindo o público adorador.

O idealizador do Festival Canção do Monte é o padre Jones Campos dos Santos, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Montserrat, em Vargem Pequena.

“Quando eu ainda era vigário em uma outra paróquia, Deus plantou um sonho no meu coração de reunir pessoas através da música, porém, quando o evento estava prestes a ser realizado, veio a Covid-19 e neste intervalo, a Capela Nossa Senhora do Montserrat foi elevada à paróquia, quando o arcebispo Dom Orani me enviou para assumi-la. Foi aí que o anseio que sempre senti em realizar o festival despertou em mim a determinação de fazer acontecer”, contou.

Segundo padre Jones, a primeira edição aconteceu em 2023, e mesmo com a chuva que caiu no dia, o festival foi uma bênção.

“Tudo estava planejado para este ano, porém fomos surpreendidos por muita chuva. Mas, o que vimos foi que a chuva pode ter atrapalhado os que não foram, porém, quem estava lá foram tocados de alguma forma.”

O jovem padre Jones, formado pelo Seminário Arquidiocesano de São José e ordenado sacerdote por Dom Orani, no dia 8 de dezembro de 2018, contou o motivo porque escolheu a música para evangelizar.

“A música tem um papel fundamental na evangelização e, embora seja apenas um meio, quando usada com sabedoria, produz muitos frutos. Promover um evento assim se justifica de forma muito clara: a Igreja nos convida à vivência do Evangelho e, buscando alcançar os corações por meio da música, o festival dá a oportunidade de vozes e composições católicas serem reveladas e, acima de tudo, a oportunidade de anunciar a Palavra e o amor de Deus ao seu povo, disse padre Jones.

 

Danielle Rocha, coordenadora do festival

Fotos – Jefferson Gonçalves e Thiago Rocha

Categorias
Categorias