Um grupo de irmãos em situação de rua, atendido pela Comunidade Toca de Assis, em Benfica, no Rio de Janeiro, participa da décima edição do encontro “Com Deus tem jeito”, realizado na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), nos dias 25 e 26 de novembro.
O organizador do grupo foi o irmão Romero, que tem a função de cuidar do apostolado e é responsável pela Casa Bom Samaritano, da Toca de Assis, situada em Benfica. Também participaram do grupo os irmãos Justino, Salatiel e Bernardo, e os leigos de Aliança Magnólia Bilro Sá Barroso e Paulo Cezar Salles, e os leigos José Railton do Nascimento, Sandra Maria do Nascimento e Maria Fátima Pereira.
“O evento teve a participação de cerca de 500 irmãos em situação de rua. Foi um dia especial e precioso, com palestras, testemunhos, dinâmicas e animação com os religiosos da Toca de Assis”, explicou Magnólia Barroso.
Promovido pela Obra Lumen (@obralumen), o encontro “Com Deus tem jeito” nasceu, em 2016, Ano da Misericórdia, como uma resposta ao apelo do Papa Francisco, que pedia a comunhão para obras concretas de misericórdia.
O evento já aconteceu em diversas regiões do Brasil, alcançando, de alguma forma, mais de 120 cidades de 18 estados do Brasil, através da comunhão de mais de 400 carismas, comunidades, pastorais e movimentos.
Desde o primeiro encontro até o momento, mais de seis mil homens, mulheres e mães com crianças em situação de rua foram resgatados e acolhidos.
“Todos os irmãos em situação de rua foram acolhidos no encontro. Após a celebração eucarística, 315 irmãos aceitaram ser acolhidos para uma mudança de vida em diversas casas terapêuticas e comunidades, entre elas, Fazenda da Esperança, Aliança de Misericórdia e Casa do Menor”, observou Magnólia Barroso.
A décima edição chegou a ganhar a bênção do Papa Francisco no dia 25 de outubro, ao final da Audiência Geral, quando uma delegação brasileira entregou o material do evento ao Pontífice. A Obra Lumen foi representada pelos jovens Edwin e Raquel Costa, e da Casa do Menor, estavam o padre Renato Chiera e Lúcia Inês Cardoso da Silva.
Por ocasião do evento, o Papa Francisco enviou uma carta ao bispo diocesano de Lorena, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, datada de 22 de outubro, na qual manifesta “unir-me espiritualmente a todos que participam desta experiência de encontro com Deus e com o próximo”.
O Pontífice lembrou na sua carta que “nada é impossível para Deus, ou seja, com a Sua presença em nossas vidas tudo tem jeito! Para Ele não existem ‘casos perdidos’, pois ama a todos e a cada um de nós com um amor infinito e incondicional, e ninguém se encontra tão distante que não possa ser alcançado pela Sua misericórdia”.
Carlos Moioli