Homem de Deus, homem do povo

Neste mês de dezembro, celebramos com alegria e gratidão o jubileu áureo de ordenação presbiteral de Sua Excelência Reverendíssima Dom Orani João Cardeal Tempesta, O.Cist., arcebispo metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Paulista de nascimento e formação, soube muito bem inculturar-se na região amazônica como arcebispo de Belém. Desde 2009, preside a arquidiocese carioca.

Em todo lugar e tempo, Dom Orani tem se mostrado um homem de Deus a serviço do seu povo.

Acolhe a todos sem distinção de cor ou raça, não importa a posição sociocultural ou religiosa. Em gestos e palavras sabe confortar, corrigir, reanimar e reconciliar.

Como lembrou o Papa Francisco, o pastor precisa sentir o cheiro das ovelhas, o pastor carioca vai à frente, no meio ou atrás do seu povo, subindo os morros das favelas ou embrenhando-se na selva de pedra…

Não o faz a passeio ou por distração, vai para estar próximo do povo, anunciando a Palavra de Deus e celebrando os sacramentos, tornando sensível a misericórdia e a ternura do Cristo Redentor.

Neste Advento, em que acolhemos as mensagens proféticas de Isaías, possa Dom Orani experimentar a consolação e a recompensa do Senhor pela sua doação ao povo.

Em louvor de Cristo. Amém.

 

Dom fr. Diamantino P. de Carvalho, OFM, bispo emérito da Diocese da Campanha (MG)

 

Categorias
Categorias