Hospital São Francisco e PUC-Rio celebram parceria na assistência à saúde

O Hospital São Francisco na Providência de Deus, na Tijuca, e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) assinaram, no dia 28 de setembro, um termo de intenção para atuação conjunta na área da assistência à saúde.

Com isso, o hospital passa a ser referência para o curso de Medicina que a universidade pretende abrir em breve. O acordo foi assinado entre o reitor da PUC-Rio, professor padre Anderson Antônio Pedroso, e frei Francisco Belotti, fundador e presidente da Associação e Fraternidade São Francisco na Providência de Deus, gestora do Hospital.

O diretor geral do HSF entende que a parceria trará avanços na área de ensino e pesquisa, especialmente. “Teremos um ganho técnico grande para todos os profissionais do hospital, o que vai refletir na qualidade assistencial para os nossos pacientes. São eles o propósito da nossa gestão”, diz frei Nicolau Castro.

“A sinergia entre a PUC-Rio e a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, que administra o hospital, são extremamente profícuas. O Hospital São Francisco poderá ser reconhecido como hospital de ensino, capaz de apoiar a formação médica proposta pela PUC-Rio, formando um indivíduo e profissional capaz de compreender toda a complexidade do sistema de saúde em que atua, que reflete a imensa desigualdade social existente em todo o país, e que acaba sendo mais contundente em grandes metrópoles, como o Rio de Janeiro”, completa o reitor da PUC-Rio.

O diretor administrativo do Hospital São Francisco, Márcio Nunes, explica que as duas instituições estão realizando os trâmites regulatórios junto aos órgãos competentes e que, em breve, o Hospital São Francisco irá se tornar oficialmente um hospital universitário vinculado à PUC-Rio. Ele diz que a parceria irá abranger outros cursos além do de Medicina.

“A ideia não é só ficar com a atuação em saúde, é avançar com os outros cursos e trazê-los para dentro do hospital, como o de tecnologia, nutrição, psicologia, serviço social e outros. Nosso intuito é incentivar estudos e pesquisas que propiciem melhora na assistência e nos processos de saúde”, adiantou Nunes. “Temos que lembrar que a Associação São Francisco tem um forte trabalho social, como os barcos-hospitais na região Amazônica e o projeto em tribos indígenas. A proposta é que os alunos do curso de Medicina possam vivenciar as nossas obras na região Amazônica”, salientou.

O Hospital São Francisco na Providência de Deus possui oito prédios e capacidade de 850 leitos (261 ativos, atualmente). Guilherme Costa, diretor médico do hospital, reforça que todos os serviços prestados atualmente, como os convênios com as operadoras de saúde e com o SUS, continuam mantidos: “Hoje, mais de 70% dos atendimentos são feitos a pacientes do SUS. Nossos serviços de cirurgia bariátrica e transplantes renais e hepáticos são referência no país. A parceria com a PUC não altera a prestação dos nossos serviços. Nossos pacientes continuarão recebendo o atendimento assistencial diferenciado que qualificou nosso hospital no mercado”.

 

Cristina Miguez

Categorias
Categorias