Igreja do Rosário e São Benedito acolhe apresentação de ‘Violões da UFRJ’

O Fórum de Ciência e Cultura e a série do Circuito Proart na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos apresenta: “‘Violões da UFRJ: Música Brasileira Instrumental e Vocal”. Sob a direção de Bartolomeu Wiese Filho, Marcus Ferrer e Celso Garcia de Araújo Ramalho, o evento acontecerá no dia 27 de junho, às 14h.

 

“Violões da UFRJ”

O projeto de extensão “Violões da UFRJ” foi criado em 2003 pelo professor Bartolomeu Wiese com o objetivo de oferecer uma prática de conjunto permanente para os alunos do Curso de Bacharelado em Música/Violão.

Ao longo de duas décadas de atividades, o projeto tornou-se referência para conjuntos de cordas, particularmente violões, não apenas nos espaços artístico-acadêmicos. Esse percurso foi realizado com o esforço dos diferentes grupos discentes, docentes e técnicos-administrativos envolvidos em ações de ensino, pesquisa e extensão.

Durante a trajetória dos “Violões da UFRJ”, destacam-se apresentações nacionais e internacionais e, ainda, a gravação de um CD (2008) em parceria com a Rádio MEC, apoiado pela Reitoria da UFRJ e pela Escola de Música. Com a inclusão dos cursos de cavaquinho e bandolim, novos instrumentos passaram a integrar o projeto, proporcionando uma maior diversidade de timbres e novas possibilidades de arranjos. Em 2019, através de edital Proart do FCC da UFRJ, o “Violões da UFRJ” tornou-se um Grupo Artístico de Representação Institucional (Garin) contemplado com apoio financeiro para manutenção dos discentes bolsistas e para aquisição de materiais, participação em eventos e ampla socialização dos resultados.

A partir de 2021, o grupo passou a contar com um discente bolsista do Curso de Bacharelado em Percussão, e a formação atual do grupo conta, atualmente, com a seguinte configuração: três violões de seis cordas, um violão de sete cordas, um bandolim, um cavaquinho e uma percussão. Para o ano de 2024, o grupo “Violões da UFRJ” busca consolidar uma prática que vem sendo aprimorada desde o segundo semestre de 2003. Trata-se da seleção e preparação de um repertório variado que incluirá obras de concerto, arranjos instrumentais e a inclusão de músicas populares cantadas, capazes de promover não apenas a fruição artística, mas a interação do público com o grupo.

 

Integrantes

Fazem parte do projeto: Daniel Xavier Haddad, Wesley Luiz Lucas Damasceno, Jean Michel da Silva Barbosa, Gabriel Tasso Silva Oliveira, Marcos José Santos Mendonça Junior, Francisco Soares e Rafael Jorge da Silva.

 

Local

A Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, que tem como reitor o padre Robson Cristo de Oliveira, fica na Rua Uruguaiana, 77, no Centro.

 

Da Redação

Categorias
Categorias