Nova academia surge para promover a integração entre saberes e reconhecer o papel transformador da pesquisa e da docência no país.
Foi instituída no dia 15 de outubro a Academia de Educação, Ciência e Inovação (Aneci), com sede na cidade do Rio de Janeiro e atuação em todo o território nacional.
Amparada pelo Estatuto da Associação Brasileira de Educação (ABE), a nova academia é uma associação privada, de direito civil e de caráter técnico-científico-cultural, sem fins lucrativos, políticos, religiosos, ideológicos ou quaisquer outros estranhos aos seus objetivos. É constituída por prazo indeterminado e regida pelo seu Regimento Interno e pela legislação vigente.
Um dos membros fundadores é o padre Arnaldo Rodrigues da Silva, reitor da Igreja Sagrado Coração de Jesus, situada no campus da PUC-Rio, na Gávea, e assessor de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.
“O convite para a academia surgiu através do presidente da Associação Brasileira de Educação, que, junto com outros acadêmicos das principais universidades do Brasil e de Portugal, criaram a Academia Nacional de Educação, Ciência e Inovação”, disse padre Arnaldo.
Segundo o sacerdote, o objetivo da Aneci é “criar um espaço interdisciplinar que ajude a pensar e a refletir sobre a educação, refletir sobre as ciências, as inovações e sempre criando essa interdisciplinaridade para poder cada vez mais aumentar o alcance da reflexão”.
“É uma grande oportunidade poder conviver com pesquisadores que dedicam suas vidas à educação e que já integram outras academias. Sinto-me honrado por agora fazer parte, junto a eles, como membro fundador da primeira Academia de Educação, Ciência e Inovação”, destacou o padre Arnaldo.
Propósito e missão
A Academia de Educação, Ciência e Inovação considera que a educação, associada à ciência e praticada segundo os mais elevados códigos éticos e morais, é um dos fundamentos da soberania, do desenvolvimento, do bem-estar e da segurança do país. Assim, a Aneci se dedica ao avanço da educação e da ciência, em suas múltiplas formas, áreas de conhecimento e modalidades, sempre em prol dos interesses do Brasil.
Valores
A academia tem como princípio norteador ser uma fonte independente de aconselhamento à disposição do governo, da sociedade e do setor produtivo. Nesse sentido, busca promover debates, gerar ideias, políticas e soluções relacionadas com grandes e complexas questões da educação, da ciência e de suas aplicações, tais como:
– O desenvolvimento da nação a partir de um projeto consolidado;
– O uso racional de seus recursos naturais;
– A preservação de seus ecossistemas;
– A redução das desigualdades e carências na estrutura social;
– O desenvolvimento da educação nacional em todos os níveis e modalidades, sempre considerada prioridade nacional;
– A promoção dos princípios éticos e morais entre os jovens, que devem nortear uma sociedade democrática e justa;
– A valorização da carreira do magistério e o respeito aos professores, verdadeiros artífices do desenvolvimento nacional;
– Os avanços da ciência e da técnica e seus reflexos sobre a educação, a saúde e a qualidade de vida.
Atuação
As principais funções da Aneci é contribuir para os avanços da educação, da ciência e da inovação, indispensáveis ao desenvolvimento nacional e à sua preservação. Além disso, por meio da eleição de seus membros titulares, a academia pretende homenagear e reconhecer grandes talentos que honraram a nação com sua dedicação e contribuição ao conhecimento.
Carlos Moioli