Inteligência artificial e paz

57º dia Mundial da Paz

Mensagem do Papa Francisco

É costume que o Santo Padre, o Papa, dirija à Igreja e ao mundo uma mensagem de paz, fé, e esperança no dia 1º de janeiro. Nesse dia tem a bênção Ut Et Orbi, ou seja, de Roma para o mundo. As mensagens do Papa não são somente para os membros da Igreja Católica, mas para toda a população do mundo, sejam os crentes ou não. 

O Santo Padre, Papa Francisco, nessa mensagem de início de ano sempre apresenta temas atuais e que devem impactar a vida de toda a população e fazer com que, sobretudo, todos pensem e revejam suas atitudes seja com o planeta em que vivem, ou com o próximo. Vivemos tempos difíceis desde a pandemia da Covid-19, agora temos guerras em curso, entre as quais: Rússia X Ucrânia, e Israel X Hamas. Além do aquecimento global cada vez mais severo e o planeta sofrendo com extremos de calor e frio. 

No dia 1º de janeiro celebra-se o Dia Mundial da Paz, por isso, a mensagem do Santo Padre é focada nesse pedido, que todos os povos do mundo se unam em um só objetivo: promover a paz. O Papa pede também que todos nós cuidemos do planeta, evitando a poluição, reciclando o lixo e produzindo menos gases poluentes. O Santo Padre, o Papa Francisco, já há algum tempo vem frisando para que cessem as guerras que não levam a nada, e que todos os povos do mundo se unam na promoção da paz, que cessem as guerras, pois elas não levam a nada, ao contrário, só trazem destruição, desgraça e morte de inocentes. 

Elevemos uma prece a Deus nesse dia 1º de janeiro, em união com essa mensagem do Santo Padre, pedindo pela paz e que todas as guerras que acontecem no nosso dia a dia sejam terminadas, as violências urbanas que acontecem em nossas cidades e bairros.

 A mensagem do Santo Padre é sempre uma mensagem de esperança. Que nesse ano de 2024 tenhamos a esperança de que seja um ano melhor do que 2023, e possamos fazer aquilo que não conseguimos fazer no último ano. Sejamos promotores da paz e da verdade e verdadeiros discípulos de Jesus Cristo. Com o passar dos anos tem crescido cada vez mais e de forma acelerada o uso dos aparelhos tecnológicos, aproveitemos deles, como por exemplo: o celular, a internet e os diversos canais de comunicação para anunciar a Palavra de Deus.

O Papa fala na 57ª Mensagem para o dia Mundial da Paz sobre esse avanço da tecnologia e cita a Inteligência Artificial muito usada nos dias de hoje. O Papa faz um alerta, dizendo que a Inteligência Artificial tem o seu lado bom, mas também um lado negativo. Algumas pessoas, sobretudo aquelas de má fé, podem usar a Inteligência Artificial para o mal, falsificando imagens de outras pessoas e ainda, usando essas imagens para fazer maldade. 

É preciso tomar cuidado para que com o uso da Inteligência Artificial não vazemos informações pessoais nossas ou de alguma outra pessoa. Temos que respeitar o que existe hoje que chamamos de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), não vazando dados sigilosos nossos ou de outras pessoas. Portanto, a tecnologia está aí, mas para que saibamos usá-la, a internet é um bem muito grande, do mesmo modo a Inteligência Artificial, mas temos que usá-la com prudência e sabedoria. A tecnologia foi um grande avanço para a Humanidade, o mundo sempre está em constante evolução, por isso, usemos esse avanço tecnológico para o bem. 

O Santo Padre ainda diz no decorrer de sua mensagem: “O resultado positivo só será possível se nos demonstrarmos capazes de agir de maneira responsável e respeitar valores humanos fundamentais como a inclusão, a transparência, a segurança, a equidade, a privacidade e a fiabilidade.” (https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/peace/documents/20231208-messaggio-57giornatamondiale-pace2024.html).

Dessa forma, só poderemos usar a imagem de outra pessoa para a Inteligência Artificial, se a outra pessoa autorizar e querer que sua imagem seja replicada. Existe uma coisa chamada “direito de imagem”, ou seja, a outra pessoa tem que autorizar que sua imagem seja replicada, se não acabaremos até cometendo um crime. Por isso, temos que usar da ética para utilizar a Inteligência Artificial, usar da verdade e não da mentira. 

Ultimamente chegamos até a ver algumas pessoas fazerem através da Inteligência Artificial como seria tal personagem famoso nos dias de hoje se estivesse vivo. Isso é claro, foi feito a partir do uso da Inteligência Artificial, mas não necessariamente quer dizer que aquela pessoa estaria daquele jeito, a imagem foi feita de maneira aproximada, e cabe à família autorizar que aquela imagem fosse feita. 

Usemos de maneira ética e correta a tecnologia da Inteligência Artificial, para que essa tecnologia possa sempre ajudar a Humanidade a caminhar para a promoção do bem comum e não da guerra. Sejamos, meus irmãos, ao longo desse ano, promotores da paz, da justiça e da verdade. O cristão é sempre aquele que prega o amor. 

Desejo a todos um excelente santo e abençoado ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2024 para todos e que possamos ser testemunhas de Jesus Cristo no mundo de hoje, pregando o amor, a verdade e a paz. Coloquemos em prática e acolhamos com alegria a mensagem do Papa Francisco para esse ano e façamos dessa mensagem um “norte” para a nossa vida ao longo desse ano.

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Categorias
Categorias