Livro marca os 100 anos do registro da obra na Escola Nacional de Belas Artes
Nessa quarta-feira, 26 de novembro, véspera do Dia Nacional de Ação de Graças, às 19h30, será lançado o livro “Cristo Redentor: a história dos Direitos Autorais do Monumento”, de Claudine Milione e Álvaro Loureiro. Na cerimônia de lançamento, no Palácio São Joaquim, sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no bairro da Glória, estará presente o Arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, que convidou autoridades e juristas.
A obra reúne documentos originais, pareceres, registros e correspondências que permitem acompanhar, passo a passo, a trajetória jurídica do monumento e a consolidação de seus direitos autorais ao longo de um século. O livro marca os 100 anos do registro da obra na Escola Nacional de Belas Artes, realizado em 1925, e apresenta ao público material inédito e historicamente relevante sobre o processo de criação, proteção e gestão do Cristo Redentor.
“Eu creio que é interessante que todos os juristas possam conhecer, e também toda a população, quais são as questões que envolvem o Cristo e como a Arquidiocese fez acontecer esse belo monumento nacional, que é o Cristo Redentor, que representa o Brasil”, destaca o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.
Nelson Lima Neto