Mães sobem a escadaria da Penha rezando pelos seus filhos

A segunda edição da Caminhada das Mães Orando pelos Filhos, sob comando do diácono Melquisedec Ferreira da Rocha, aconteceu no dia 25 de março, quando mães de todos os cantos da cidade subiram a escadaria da Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Penha, rezando o Terço Mariano. 

“Este é o segundo encontro que, na verdade, nós chamamos de Caminhada das Mães Orando pelos Filhos. Não é do movimento das Mães que Oram pelos Filhos. Mas é um encontro que, do primeiro ao último degrau da escadaria do Santuário de Nossa Senhora da Penha, nós subimos com as mães rezando o Terço de Nossa Senhora, e Ela intercedendo pelos nossos filhos”, explicou.

A inspiração do encontro, segundo contou o diácono Melquisedec, vem de longe. “Quando bebê, tinha uma doença que, na região onde eu nasci, nós chamávamos ‘fulano sofre dos nervos’, e era muito grave. Eu tinha alguns sintomas muito ruins. A minha mãe, do interior de Pernambuco, recém chegada ao Rio de Janeiro – hoje com 83 anos de idade –, fez uma promessa a Nossa Senhora da Penha. Mas ela já cumprira a promessa antes de receber a graça. Ela subiu de joelhos todos os degraus da escadaria da Penha. A minha prima, sobrinha dela, foi me levando no colo. Eu tinha dois anos e o hábito de morder as pessoas. Eu arranquei um pedaço do nariz da minha prima. Esse hábito era uma das consequências. Havia outras. Pensava-se em epilepsia ou alguma coisa parecida. E minha mãe subiu a escadaria da Penha de joelhos, pedindo a Nossa Senhora. A simplicidade da devoção de um povo simples. E graça a intercessão d’Ela, juntamente com a medicina, eu fui tratado e nunca mais tive nenhum sintoma, a partir do mês que minha mãe subiu aquela escadaria”. 

Com autorização do reitor da Basílica Santuário, padre Thiago Sardinha, o primeiro encontro foi realizado no ano passado. Neste ano, o grupo materno subiu a escada pela segunda vez. Do início ao fim, havia mães rezando pelos filhos. 

“Fiz a primeira e a segunda caminhadas às vésperas do meu aniversário, que é em 26 de março. Próximo a essa data eu comemoro e rezo com essas mães. Algumas pessoas perguntam: ‘O que mais se faz nessa caminhada?’ Rezar o Terço de Nossa Senhora. É um caminho penitencial porque a data sempre cai na Quaresma”, destacou.

A inspiração para o evento, reforçou o diácono Melquisedec, veio da vida de fé de sua mãe, que se chama Maria do Carmo, ou seja, a Maria do Carmelo. “A minha avó, quando colocou este nome, já tinha dito isso, que colocou os nomes das filhas: Helena, por causa de Santa Helena; Edwiges, nasceu no dia de Santa Edwiges; José porque nasceu no mês de São José; e Maria do Carmo, nasceu no dia da Natividade de Nossa Senhora. Então mamãe, Maria do Carmo, nos inspirou, de alguma forma, a rezar pelos filhos”. 

 

Terceira edição

A Caminhada das Mães Orando pelos Filhos já está programada para 2024, informou o diácono Melquisedec, só que com uma surpresa.

“No próximo ano, queremos realizar a maior Via-Sacra da Arquidiocese do Rio de Janeiro na escadaria da Basílica da Penha, acompanhada de encenação. Se Deus permitir e Nossa Senhora da Penha interceder, estaremos junto com as mães, e elas protagonistas dentro da Semana Santa. Vai cair no sábado antes do Domingo de Ramos, que é o dia 23 de março”, disse.

“Foi assim que surgiu a caminhada. É algo muito simples, mas nós percebemos: as mães, com as necessidades que possuem, já aderiram a esse encontro. Quando chega o início do mês de março, nós iniciamos a divulgação que flui rapidamente e, na data agendada, elas estão conosco. Esse é o caminho. Quem sabe no  próximo ano, com alguns detalhes novos, nós subiremos, rezaremos o Terço de Nossa Senhora com as mães e realizaremos a via dolorosa de Jesus”, concluiu o diácono Melquisedec.


Carlos Moioli e Rita Vasconcelos

Categorias
Categorias