Maio – Mês Mariano

O mês de maio é dedicado a Maria por tradição nossa brasileira, um mês especial para a Igreja, pois ao longo desse mês, celebramos diversas festas marianas. No dia 13 de maio, celebramos Nossa Senhora de Fátima, no dia 24 de maio, celebramos Nossa Senhora Auxiliadora, e no dia 31 de maio, a visita de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel. Além de no segundo domingo desse mês, este ano dia 10, celebramos o Dia das Mães.

Por isso, ao longo desse mês, somos convidados a rezar o terço todos os dias, pedindo a intercessão materna de Maria. Coloquemos como intenção especial nesse terço por nossas mães, pela paz mundial, por nossas famílias, pela conversão dos pecadores e pelo descanso eterno do Papa Francisco. E ainda, rezemos pelo Conclave que acontecerá nos próximos dias, previsto para iniciar no dia 7 de maio, e que o Espírito Santo conduza a escolha dos senhores cardeais pelo novo Pontífice.

Lembrando que estamos no ano jubilar da esperança e da misericórdia, rezemos o terço, pedindo que mantenhamos nossa fé firme e a esperança em dias melhores. Foi um pedido de Nossa Senhora em sua aparição aos pastorinhos em Fátima, que pediu que rezassem o terço todos os dias, rezando pela paz mundial. Por isso, ao menos no mês de maio, rezemos o terço todos os dias. A Igreja recomenda que, ao menos duas vezes ao ano, rezemos o terço todos os dias. Em maio, por ser o Mês Mariano, e em outubro, por ser o Mês do Rosário e das Missões, mas nada impede que rezemos todos os dias ao longo do ano, nos outros meses.

Inclusive ao longo deste mês de maio, as paróquias podem colocar em destaque a imagem de Nossa Senhora, próxima ao altar ou na entrada da Igreja, para que todos os fiéis contemplem a imagem da Virgem Maria e rezem o terço diante dela. Inclusive ao longo desse mês, as paróquias costumam rezar todos os dias antes ou após a celebração da tarde, e no fim do mês, normalmente no último domingo, costumam rezar o terço e coroar a imagem de Nossa Senhora.

Em nossas paróquias nos dias de hoje, têm crescido alguns movimentos marianos, como por exemplo: Terço das Mulheres e Terço dos Homens. Esses grupos podem se reunir ao longo deste mês e se revezarem nos dias de semana para a reza do terço e preparar a reza do terço do último domingo do mês e da coroação. 

Se caso não conseguir ir à Igreja para rezar, reze o terço em casa junto com sua família ou chame os amigos e vizinhos e forme um grupo para rezar.

A reza do terço, oração contemplativa, é um grande bem espiritual para todos os fiéis. O terço nos acalma e nos faz contemplar os principais mistérios da vida de Jesus. Ao rezar o terço devemos meditar com calma cada palavra rezada na Ave Maria e no Pai Nosso. A oração da Ave Maria é uma oração muito bonita, mas tudo tem fundamento bíblico. O Pai Nosso foi o próprio Jesus que ensinou aos discípulos e nos ensina a perdoar a quem nos ofendeu e amar o próximo acima de tudo.

Devemos pedir a intercessão de Nossa Senhora sempre, pois, Ela leva o nosso pedido até o seu Filho. “Não se conhece quem fez um pedido a Nossa Senhora e não tenha sido atendido”. Nossa Senhora intercede por nós, como Ela intercedeu pelo povo nas Bodas de Caná da Galileia. O terço é a “arma” do cristão, no bom sentido, ou seja, o cristão católico deve sempre trazer o terço no bolso e rezar uma vez ao dia, em especial nos meses de maio e outubro, mas ao longo dos outros meses do ano também.

Façamos pedido especial a Nossa Senhora ao longo desse mês de maio, rezemos com fé, coloquemos como intenção aquela graça mais urgente e tenhamos a certeza de que a graça acontecerá, pois Nossa Senhora levará o nosso pedido até Jesus. Peçamos a Virgem Maria a intercessão pela paz em nossa cidade e no mundo, por todos os desempregados e que ninguém passe fome. Rezemos pela Igreja e por aquela graça mais urgente que trazemos no coração. Nossa Senhora sempre guardava e meditava tudo em seu coração e sempre esperou em Deus a graça acontecer. Que do mesmo modo esperemos em Deus, e tudo o que acontecer em nossa vida guardemos no coração.

Como bem sabemos, existem diversos títulos dedicados a Nossa Senhora, dependendo do local em que Ela aparece ou do mistério, mas é mesma mãe de Jesus. Durante a reza do terço, recorremos a Mãe de Jesus, independentemente do título, e pedimos a intercessão por nós e nossa família. Em especial neste mês de maio, recordamos de Nossa Senhora de Fátima e Auxiliadora. E ainda recordamos quando a Virgem Maria visita sua prima Santa Isabel.

Nossa Senhora é nossa advogada junto de Deus e não quer ver nenhum de seus filhos sofrer por isso. Ela leva os nossos pedidos até Deus. Os fiéis obtêm grandes graças ao rezar o terço, por isso, vale a pena rezar o terço ao longo deste mês. Rezamos também pedindo a conversão dos pecadores, que muitos corações se convertam e voltem para Deus. Através da oração do terço é possível contemplar os principais mistérios da vida de Jesus e de Nossa Senhora. Para aqueles que desejarem ainda é possível rezar o rosário completo, que consiste em rezar o terço quatro vezes.

Ao longo deste mês de maio, podemos contemplar as “sete alegrias” de Nossa Senhora. Se ao longo da Semana Santa meditamos muito as sete dores, em maio, somos convidados a contemplar as sete alegrias. As sete alegrias podem ser meditadas até Pentecostes, ao longo desse tempo pascal que ocorrerá durante este mês de maio. Muitas vezes, lembramos somente das dores de Maria e nos esquecemos das alegrias. Do mesmo modo que em nossa vida, algumas vezes, temos dores, mas não podemos focar somente nelas, temos que olhar para as alegrias, comemorá-las e seguir nossa vida adiante.

Todas as vezes que rezamos o terço, é como se em cada Ave Maria oferecemos rosas a Nossa Senhora. Do mesmo modo que oferecemos rosas a Nossa Senhora, podemos oferecer rosas as nossas mães, colocando como intenção do terço o nome delas. Se a mãe ainda é viva, rezemos pela saúde das mães, se já é falecida, peçamos que interceda por nós junto a Virgem Maria.

Façamos deste mês de maio um mês especial, dedicado a Nossa Senhora e as nossas mães. Reserve um tempo para rezar o terço, se não puder ir até a Igreja, reze em casa, no carro, na ida ou na volta do trabalho. Reúna família ou amigos e juntos contemplem a vida de Jesus através dos mistérios do Rosário. Lembremos de todas as mulheres que trazem o nome ‘Maria’, que sejam abençoadas por Deus, a exemplo de Nossa Senhora, e busquem sempre fazer a vontade do Senhor.

A tradição de ter um mês dedicado a Maria foi trazida ao Brasil com a evangelização promovida pelos jesuítas e, aos poucos, foi ganhando força até como conhecemos hoje.

Que Nossa Senhora nos acompanhe ao longo desse mês de maio e que o Espírito Santo esteja conosco, do mesmo modo que esteve com Nossa Senhora, e nos auxilie em nossas decisões. Amém.

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O.Cist., arcebispo metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Categorias
Categorias