‘Mulheres impulsionam a economia: desafios e perspectivas brasileiras’ é destaque do segundo dia de debate no seminário do Comitê Cristo G20

O importante papel das mulheres na economia tem sido discutido cada vez mais nos encontros e é um reflexo de um movimento global a partir do entendimento da necessidade de equidade de gênero, ocupação dos espaços antes preenchidos majoritariamente por homens, transformação de antigos pensamentos e empoderamento. 

Em um país onde a disparidade de gênero ainda é evidente, desafios como obter linhas de crédito para financiar seus empreendimentos ou manter-se inserida no mercado de trabalho quando a maternidade bate à porta, colocam as mulheres atrás dos homens na linha para o sucesso. Por essas e outras questões, o seminário Comitê Cristo G20, realizado no Auditório do Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro, em 10 de junho, teve como tema: “Mulheres impulsionando a economia: desafios e perspectivas brasileiras”. 

Na ocasião, dois painéis cujos temas foram “As múltiplas faces da participação feminina na economia” e  “As possibilidades de acesso ao financiamento e ao empreendedorismo feminino” contaram com a presença de potências femininas, como Janaína Gama, Joyce Trindade, Silvia Gonzaga, Marcele Porto, Luciana Pereira, Nina Silva, Helena Tenório e Kelly Quirino, para destrinchar cada tópico e, consequentemente, reforçar o quão necessário é a mulher se sentir pertencente da sua história. 

“Basicamente, para uma mulher se sentir dona do seu caminho ela precisa ter autoestima, e isso provém da sua liberdade financeira. O poder de uma mulher nasce da sua autonomia financeira. Não dá para uma mulher se sentir livre, bonita e empoderada se ela não tiver isso”, pontuou Joyce Trindade, ex-secretária das Mulheres da cidade do Rio de Janeiro (2021-2024) e gestora pública. 

“Para uma mulher, preencher alguns espaços já é algo difícil, ainda mais quando se trata da mulher negra. Hoje mesmo no hotel que eu estou, me perguntaram se eu era norte-americana, e eu disse que ‘não’. É como se uma brasileira não pudesse se vestir bem e estar em bons hotéis. Sinto que mesmo com o currículo que eu tenho, nós somos questionadas o tempo todo porque não é um lugar historicamente que nós ocupamos”,  ressaltou Kelly Quirino, conselheira do Banco do Brasil. 

Todos esses debates organizados durante as segundas-feiras do mês de junho, em parceria com o Santuário Cristo Redentor, serão levados aos sherpas (líderes de cada país que encaminham as discussões e acordos até a cúpula final com chefes de Estado e de Governo), para a elaboração de documentos finais dos Grupos de Engajamento que compõem o organograma do Comitê Cristo G20, que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. 

Criado em 1999 em resposta à crise financeira global, o G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia internacional e desenvolvimento socioeconômico global, no qual desempenha papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais. 

Para mais informações sobre como participar, acesse o site do Santuário Cristo Redentor : www.santuariocristoredentor.com.br

 

Confira a programação completa do próximo dia de evento:

Dia: 17 de junho de 2024

Local: Casa G20 (Endereço: Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema)

Horário do evento: das 14h às 18h

Título: Inovação Tecnológica e Trabalho: Navegando na Era da Inteligência Artificial

A palestra visa explorar as complexidades e oportunidades que surgem da interseção entre tecnologia e emprego, reunindo líderes do setor, especialistas em inteligência artificial e representantes governamentais. Serão analisadas as inovações tecnológicas na área da IA (Inteligência Artificial) que estão remodelando o cenário de trabalho global. 

Abertura do evento (14h-14h30)

Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação

Bruno Costa – secretário-executivo da Comissão Estadual para o G20

Painel 1: Inteligência Artificial e Startups na Vanguarda da Inovação (14h30-16h)

Palestrantes:

– Ingrid Barth – presidente da ABStartup e representante do Startup20 

– André Miguel – CIO da ZOOX

– Tatiana Roque – secretária municipal de Ciência e Tecnologia 

– Thallita Lima – assistente de coordenação do projeto “O Panóptico”, do Centro de Estudo de Segurança e Cidadania (CESeC)

 – Representante do T20 Task Force 6 

Painel 2: Reimaginando o Trabalho na Era da Inteligência Artificial (16h30-18h)

Será abordada a transformação do mercado de trabalho impulsionada pela Inteligência Artificial. Entre os tópicos a serem explorados estão os novos modelos de emprego facilitados pela nova era, o impacto da automação e a perda de empregos, assim como as habilidades necessárias para os trabalhadores se adaptarem a um ambiente de trabalho cada vez mais digitalizado.

Palestrantes:

– Antônio Lisboa – Labour 20

– Andrea B. Cruz – conselheira do Item L20 do Comitê Cristo G20

– Nina da Hora – diretora-executiva do Instituto Da Hora

– Vinicius Farah – secretário do Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Rio de Janeiro

 

Isabella Bittencourt e Vinicius Arouca

Fotos: Guilherme Silva

 

Categorias
Categorias