Em comemoração aos 170 anos de presença e missão educativa no Rio de Janeiro, o Colégio Vicentino da Imaculada Conceição inaugura o Museu das Filhas da Caridade – Unidade CVIC, em Botafogo.
O dia 28 de setembro foi marcado por muita alegria e presença de toda a comunidade educativa do Colégio Vicentino da Imaculada Conceição, em Botafogo.
Iniciamos as atividades com a inauguração do Museu das Filhas da Caridade, com a presença da Visitadora, irmã Selma Aparecida dos Santos, e de várias religiosas que deixaram sua marca na trajetória de nosso Colégio.
A abertura da solenidade ocorreu com as palavras de acolhimento e saudação da diretora pedagógica, irmã Maria da Penha Andreon, FC, a todas as famílias, colaboradores e amigos presentes.
“O núcleo do Museu, que hoje inauguramos, faz parte de uma instituição que celebra 170 anos a serviço da educação, guiada pelos valores do Evangelho e pelo carisma de São Vicente e Santa Luísa. Lembramos que ele é uma extensão do Museu das Filhas da Caridade na Cúria Provincial, situado na rua Dr. Satamini, 333, e aberto à visitação de todos.”
Irmã Penha lembrou que o espaço que está sendo inaugurado é uma das marcas deixadas, em todos os espaços e ambientes do Colégio, por pessoas que por ali passaram e construíram história ao longo dessas décadas de grande superação e testemunho de fé. “Cada memória aqui guardada reflete a missão vicentina de acolher, educar e transformar vidas.”
“Esse memorial nos convida a olhar para o passado com gratidão, para o presente com responsabilidade, e para o futuro com esperança.” Que a inspiração e os ensinamentos dos nossos fundadores e educadores nos fortaleçam para os desafios que ainda virão, renovando nosso compromisso com uma educação centrada no ser humano, na solidariedade e no amor ao próximo.
“Que este memorial sirva de farol, iluminando o caminho de novas gerações que passarão por este Colégio.”
Após as palavras da diretora, tivemos o momento de descerramento da placa comemorativa feita pela irmã Selma Aparecida dos Santos, Visitadora das Filhas da Caridade.
Dando sequência ao momento de inauguração, o cônego Marcos William Bernardo, pároco da Basílica da Imaculada Conceição, em nome do arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, deu as boas- vindas e disse como se faz notar, na arquidiocese, a importância das Filhas da Caridade, de maneira especial, para o Brasil. Desde a cidade de Mariana, em Minas Gerais, até o bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.
Cônego Marcos William ressaltou que o museu reflete uma ênfase na ótica educativa, e que educação e cultura caminham juntas de mãos dadas. Dessa maneira, a presença física, missionária e pastoral das religiosas ajuda a cunhar a cultura que hoje vemos em Botafogo.
Também se referiu aos estudantes presentes, destacando que eles vivem um momento marcante da história do Colégio, e entram no processo da memória local, que as Irmãs plantaram com a própria vida, além de toda preocupação educacional voltada também para uma classe menos favorecida.
Ao final, destacou que a criação do memorial, além de ser algo marcante para a Congregação das Filhas da Caridade, é um marco para Botafogo e toda a Igreja do Rio de Janeiro. O Memorial ajudará o botafoguense a entender a própria vida.
“Que o memorial possa, por trás de tudo, levar vida e que essa missão educativa vicentina se perpetue como sinal de evangelização na vida de todos e da Igreja de São Sebastião do Rio de Janeiro.”
Em seguida às palavras do pároco, passamos à bênção solene com o padre Eli Chaves dos Santos, CM, diretor espiritual das Filhas da Caridade. Ele ressaltou a importância da missão primeira de toda a família vicentina: assistência aos mais necessitados e vulneráveis. Olhar o Cristo nos pobres. Pedindo as bênçãos de Deus e a intercessão de Maria, a Virgem Mãe da Medalha Milagrosa, dedicou a ela toda a nossa missão.
Após este lindo momento, as famílias participaram das atividades que a equipe pedagógica preparou com tanto carinho para o Dia da Escola Aberta às Famílias. Tivemos lazer, boa convivência e troca de experiências.
Irmã Maria da Penha Andreon, FC
Diretora Pedagógica do Colégio Vicentino da Imaculada Conceição