Natividade de Nossa Senhora

Celebramos, no próximo dia 8 de setembro, a memória litúrgica da Natividade de Nossa Senhora. Do mesmo modo que celebramos a natividade do filho (Jesus), em 25 de dezembro, celebramos a natividade de sua mãe, em 8 de setembro. Nesse dia, comemoramos várias invocações marianas.

Normalmente, a Igreja celebra a memória litúrgica de um santo na data de sua morte ou de sua canonização, não se celebra o nascimento de um santo. Os únicos santos que a Igreja celebra o nascimento, além de Jesus, são São João Batista e Nossa Senhora. À semelhança desses santos em que a Igreja celebra a natividade, devemos celebrar com alegria a data de nosso nascimento e agradecer a Deus pelo dom da vida.

Tanto Nossa Senhora, João Batista, Jesus e outros santos, que celebramos a memória ou festa litúrgica, nasceram para cumprir uma missão aqui na terra. Também nascemos para esse mundo com uma missão, que consiste em fazer a vontade de Deus. Nós somos discípulos e missionários do Senhor e, ao longo da nossa vida, temos que ser testemunhas de Jesus e anunciá-Lo a todas as pessoas.

Nossa Senhora foi escolhida e agraciada por Deus desde a sua concepção. Seus pais, Joaquim e Sant’Ana, já de idade avançada, foram agraciados com o dom da paternidade. Nossa Senhora é Imaculada, ou seja, nasceu sem a mancha do pecado original. Por isso, ela é a “cheia de Graça”, cheia da graça de Deus e, através da ação do Espírito Santo, concebe o filho de Deus.

A Festa da Natividade de Nossa Senhora é uma das celebrações marianas mais antigas do calendário cristão. A sua origem pode estar relacionada à festa da dedicação de uma Igreja a Maria. Segundo a tradição, essa Igreja era a casa dos pais de Maria, Joaquim e Ana. Está localizada em Jerusalém, construída no século IV. A Basílica de Sant’Ana é onde nasceu a Virgem Maria. Em Roma, essa festa começou a ser celebrada no século VIII, durante o pontificado do Papa Sérgio I (8 de setembro de 701).

Nos evangelhos, não encontramos nada relacionado a essa festa, e nem sobre os pais de Nossa Senhora. Os evangelhos começam a falar de Nossa Senhora somente a partir do anúncio do Anjo Gabriel. Nossa Senhora está presente nos momentos centrais da vida e ministério de Jesus e da história da salvação do povo de Israel. Como por exemplo, na encarnação, na inauguração do ministério de Cristo, crucificação, o nascimento da Igreja com a vinda do Espírito Santo e outros momentos.

Outros momentos da vida da Virgem Maria, sobretudo a sua infância, são relatados no protoevangelho de Tiago, evangelho apócrifo do século II. Os evangelhos apócrifos são aqueles que não foram aprovados canonicamente pela Igreja, por não conter fatos históricos precisos. Contudo, o acontecimento fundamental da vida de Maria continua sendo a anunciação.

A importância de celebrarmos a Festa da Natividade de Nossa Senhora é o impacto que esse nascimento trouxe para a história da salvação. A partir do nascimento da Virgem Maria, e depois do seu “sim” ao anúncio do anjo Gabriel, Deus pôde cumprir o seu plano de amor com a Humanidade e, a partir da morte de Cristo na cruz, selar de uma vez por todas a aliança com a Humanidade. Com o nascimento de Maria, abre-se um novo tempo, por isso essa festa foi celebrada com magníficos louvores por muitos Santos Padres.

Maria é uma mulher a qual todos devemos imitar as suas virtudes, sobretudo, a virtude da confiança em Deus. Mesmo no momento mais difícil de sua vida, que foi a morte de seu filho na Cruz, Nossa Senhora não se desesperou, mas confiou em Deus plenamente. Nossa Senhora tinha confiança nos planos de Deus para a sua vida, sem medo ela disse “sim”. Que cada um de nós possa sem medo dizer o “sim” a Deus e confiar nos projetos d’Ele para nós.

Nossa Senhora é Mãe de Deus, mas também é discípula, sempre esteve junto dos apóstolos, sobretudo, após a ressurreição do Senhor. Maria foi exemplo e modelo de vida cristã, por sua obediência, por sua fé, por sua caridade com a prima Isabel e por interceder pelo povo nas Bodas de Caná. De igual modo, podemos ser obedientes a Deus, manter viva a nossa fé, exercer a caridade com o próximo e interceder por aquele que sofre.

A Festa da Natividade de Nossa Senhora é celebrada nove meses depois da Festa da Imaculada Conceição. Duas festas interligadas e que revelam todo o mistério que envolve a história da salvação. Maria nasce sem a mancha do pecado original e é escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador.

Celebremos com alegria e com o coração cheio de fé a memória litúrgica da Natividade de Nossa Senhora, que a exemplo de Maria confiemos totalmente em Deus e que aceitemos os planos d’Ele para a nossa vida. Desde o nosso nascimento, temos uma missão aqui na terra, essa missão consiste em fazer plenamente a vontade de Deus, a exemplo da Virgem Maria.

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

 

 

Categorias
Categorias