O Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater do Rio de Janeiro se une em ação de graças pelos 50 anos de sacerdócio de Dom Orani

Ao celebrarmos o Jubileu de Prata de Ordenação Presbiteral de nosso arcebispo Dom Orani João Cardeal Tempesta, O. Cist., o nosso Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater do Rio de Janeiro se alegra enormemente e bendize a Deus pela vida de nosso “incansável pastor”. O amor a Deus e o zelo apostólico, marcas características do ministério de nosso arcebispo, são para nós um belo sinal de que Deus mesmo quer o seminário e o conduz! Dom Orani acolheu o primeiro núcleo de formadores e seminaristas em 2011, erigiu o seminário canonicamente na Solenidade de Todos os Santos como legado da JMJ Rio 2013, celebrou pessoalmente todos os passos formativos dos quatro presbíteros ordenados, estando presente em vários encontros e celebrações da Santa Missa em ocasião do início do ano formativo, encontros com amigos e benfeitores do seminário, presidindo os ritos de Admissão às Ordens Sacras, dos ministérios de leitorato e acolitato, como também realizando os respectivos escrutínios e presidindo as Ordenações Diaconais e Presbiterais.

“A presença de nosso arcebispo e todo o seu apostolado adquire caráter todo especial ao pensarmos na comemoração de seus 50 anos de sacerdócio no contexto da evangelização e, mais especificamente, no aspecto vocacional para a Igreja do Brasil e de todo o mundo. Agradecemos ao nosso arcebispo cardeal por nos fazer presente o quanto Deus conduz a nossa história individual, assim como os passos do nosso seminário”, disse padre Marcos André Nascimento Silva, reitor do seminário.

 

Formação para a missão na Diocese e no mundo à luz do Concílio Vaticano II

O Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater é um dos inúmeros frutos da ação do Espírito Santo suscitada por meio do Concílio Vaticano II, o qual sublinhou a missão imensa e universal da salvação e a vocação dos ‘presbíteros que devem tomar a peito a solicitude por todas as igrejas’ (Decreto Presbyterorum ordinis, 10). O primeiro Seminário Redemptoris Mater – explicou padre Marcos André – foi erigido por São João Paulo II, em 1987, na Diocese de Roma, como seminário diocesano e missionário, a partir do qual surgiram 118 seminários em praticamente todos os continentes do mundo. Nosso Seminário do Rio de Janeiro conta atualmente com 16 seminaristas oriundos de oito países: Argentina, Brasil, Costa Rica, Guatemala, EUA, México, Burkina Faso e Tanzânia. Como disse Dom Orani na última ordenação presbiteral de nosso seminário, ao ordenar em junho de 2024 o padre Ricardo de Souza, “a base de todo nosso trabalho, da vocação é o amor a Jesus Cristo, como nos recorda o Evangelho; por causa do Senhor é que nós saímos de nossas casas, passamos pelo tempo de formação e vamos depois servindo o Senhor onde a Providência nos conduz”.

“Nós, formadores e seminaristas, somos testemunhas de como o senhor mesmo realiza o desejo do Concílio Vaticano II. Convidamos neste mesmo espírito todos fiéis a rezarem sempre pelo nosso Seminário Missionário Redemptoris Mater, e agradecemos por participarem desta história repleta de sinais do amor de Deus para conosco. Rezamos sempre pela intercessão da Virgem Maria, Mãe do Redentor, pelo Brasil e pelo mundo!”, enfatizou padre Marcos André ao manifestar sua alegria por mais um passo dado para a construção da nova sede do seminário: limpeza do terreno e preparação para a terraplanagem. Iniciaremos com a construção da igreja do seminário. “Agradecemos por todas as orações e doações para esta obra de Nova Evangelização. Rezamos para que Deus dê a cada um o cêntuplo”.

 

Padre Marcos André Nascimento Silva, reitor do Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater do Rio de Janeiro

 

Categorias
Categorias