O testemunho de um jovem de fé

Estamos celebrando, com alegria e gratidão a Deus, a memória de Guido Schäffer, este jovem Servo de Deus, que acaba de ser reconhecido, no processo de canonização pela Igreja, como Venerável. Nascido em Volta Redonda, RJ, este jovem veio para a cidade do Rio de Janeiro para galgar os degraus da vida profissional e realizar a sua missão de servir a Igreja de Cristo. Depois de se formar em medicina, ele foi impelido pela graça de Deus a servir a população pobre de rua, juntamente com as Missionárias da Caridade. Atuando no corpo clínico da Santa Casa e na Pastoral da Saúde, Guido sentiu fortemente o apelo de Jesus para dedicar-se aos pobres e, mais tarde, optar pelo seguimento de Cristo, na vocação para o sacerdócio. Três coisas fascinava o coração do Venerável Guido: a medicina como mediação para servir aos pobres, a grandeza da vida sacerdotal e a relação com a natureza, vivida e contemplada no horizonte do mar. Segundo os testemunhos de pessoas que conviveram com ele, duas realidades consolavam a sua alma, o mar e o serviço aos pobres, pois nelas sentia a presença de Deus. Daí o seu fascínio por surfar nas ondas do mar para vivenciar a beleza da criação divina, o desejo de aproximar-se da natureza e o sonho de andar sobre as águas, como fez o Senhor Jesus. A relação com o mar era também para ele uma fonte de energia para revigorar as forças necessárias para enfrentar os estudos e trabalhos pastorais. Humanamente, tudo indicava que o futuro deste jovem seria promissor como médico e sacerdote, mas Deus tinha outros planos para Guido, a saber, de continuar servindo a Igreja não mais neste mundo, mas na casa do Pai, onde certamente Deus preparou para ele uma morada eterna. Sua vida foi ceifada no auge de sua juventude, na qual faleceu aos 34 anos, enquanto surfava na Praia do Recreio dos Bandeirantes, lugar onde gostava de encontrar Deus na natureza.

No entanto, quis Deus que o seu testemunho de cristão continuasse reverberando na história humana e no coração das pessoas, intercedendo por nós lá no céu, acolhendo os pedidos de graças e realizando pequenos milagres na vida de quem implora a sua intercessão. O legado que ele nos deixou, na sua breve passagem por este mundo, jamais será esquecido, seja no seu amor e dedicação aos pobres, como na sua relação com a natureza. Seu exemplo de vida nos estimula a sermos mais cuidadosos tanto com aqueles que são excluídos da sociedade, como no amor e preservação da casa comum, obra que o Criador colocou em nossas mãos para ser cuidada, amada e preservada. Não deixa de ser simbólico o testemunho de um jovem cristão que soube viver integradamente a relação com Deus, com as pessoas e com a natureza. Seu lema de vida: “Tudo para maior glória de Deus”, inspirado em Santo Inácio de Loyola, nos estimula, pois neste mundo marcado pelo individualismo e divisões é preciso buscar e confiar na providência divina, procurando viver a união e a solidariedade com as pessoas e com a nossa casa comum, pois assim Deus será glorificado em tudo o que somos e fazemos.

Venerável Guido Shäffer, interceda por nós junto a Jesus Cristo.

 

Padre Josafá Carlos de Siqueira, SJ

Vigário episcopal para o Meio Ambiente e Sustentabilidade

Categorias
Categorias