“Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt 22,9)
O mês de outubro é um mês especial para a Igreja, assim como tantos outros ao longo do ano litúrgico. Temos diversas razões para celebrá-lo. Como bem sabemos, o ano litúrgico inicia com o primeiro domingo do Advento na última semana de novembro ou primeira de dezembro, depois vem o Natal, a primeira parte do Tempo Comum, Quaresma, Páscoa, Santíssima Trindade, Pentecostes, Corpus Christi, e segunda parte do tempo comum, concluindo com a semana do Domingo de Cristo Rei. Além dos meses temáticos, como no mês de agosto ser o Mês Vocacional, setembro, o Mês da Bíblia, e agora em outubro o Mês do Rosário e das Missões.
Conforme dissemos, além do mês de outubro ser o Mês do Rosário e das Missões, temos diversas celebrações de santos importantes e que marcam de certa forma a fé popular dos fiéis. No dia 1º de outubro, celebramos Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, que nos inspira neste Mês Missionário. Santa Teresinha de dentro do Carmelo rezava incessantemente por toda a Igreja, para que o Evangelho de Cristo fosse levado aos quatro cantos da terra, por isso, ela é a padroeira das missões. Temos também de 1 a 7 a Semana Nacional da Vida, e no dia 8, o Dia do Nascituro. Depois de retiro de dois dias e vigília penitencial, iniciou-se em Roma a segunda etapa do Sínodo dos Bispos sobre a Igreja Sinodal. Neste mês, teremos também canonizações em Roma e mais um retiro com os padres sinodais antes da última semana do Sínodo.
No dia 7 de outubro, celebramos a memória litúrgica de Nossa Senhora do Rosário, por isso, esse mês é também o Mês do Rosário. Somos convidados ao longo deste mês a rezar o terço todos os dias, rezando pela missão da Igreja e para que o Evangelho de Cristo seja anunciado a todas as partes do mundo. E ainda, a missão se realiza com o terço na mão, Nossa Senhora é a protagonista da missão e vai à frente dos missionários. Por isso, o mês de outubro é dedicado às missões e ao rosário. Neste ano, iremos comemorar pela primeira vez nesse dia o Dia Nacional do Rosário. Além disso, o Papa Francisco nos convocou para um dia de jejum, penitência e oração pela paz, em especial no Oriente Médio devido à nova escalada de violência.
Outras celebrações que acontecem neste mês é São Francisco de Assis, no dia 4 de outubro, dia da ecologia, concluindo o Tempo da Criação; Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil no dia 12; e nesse final de semana o Círio de Nazaré em Belém do Pará, e ainda, São Lucas evangelista no dia 18, com a comemoração do Dia do Médico. Portanto, temos diversas razões para nos alegrarmos e celebrarmos esse mês.
O lema do mês missionário é: “Ide, convidai a todos para o banquete”, esse tema é inspirado no Evangelho de Mateus. Quem prepara as atividades do Mês Missionário são as Pontifícias Obras Missionárias (POM), e tem a missão de promover a ação missionária em toda a Igreja. O Papa Francisco colocou como tema de sua mensagem e por isso inspirou a escolha desse lema, e quer dizer que todos sem exceção são convidados a participar do banquete Eucarístico, ou seja, a exemplo do que Jesus fazia temos que pregar a inclusão e permitir que todos participem da mesa sagrada.
O tema é “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”, ou seja, do mesmo modo que o Espírito Santo desceu como chamas de fogo sobre os discípulos e os impulsionou para a missão, esse mesmo Espírito nos conduz para a missão hoje. A partir do batismo nos tornamos discípulos e missionários do Senhor, recebemos o Espírito Santo para sair e pregar o Evangelho a toda criatura.
Uma motivação a mais para celebrarmos o Mês Missionário este ano é o 6º Congresso Missionário Americano, o CAM6, que acontecerá em novembro em Porto Rico, esse congresso servirá para analisar como está a missão da Igreja ao redor da América Latina.
O ponto alto da ação missionária deste ano será no final de semana entre os dias 19 e 20 de outubro, na qual no dia 20 celebra-se o Dia Mundial das Missões. Acontece também nesse final de semana a “coleta missionária”, ou seja, nas celebrações desse final de semana as coletas arrecadadas nas missas serão destinadas às Ações Missionárias no mundo, quando a igreja, através do dicastério para a evangelização, destina o dinheiro para onde for necessário, sobretudo nos locais mais longínquos e mais pobres, que precisam de muito recurso.
Não nos esqueçamos que a Igreja está presente no mundo todo, lembremos dos sofrimentos dos católicos perseguidos em todos os continentes e também não podendo professar publicamente sua fé. Rezemos pela missão da Igreja nesses locais e onde se necessita de evangelização. Sejamos generosos em nossa doação para que a Igreja possa se sustentar.
As paróquias costumam promover ao longo deste mês de outubro as “missões populares”, ou em um final de semana específico, ou ao longo do mês todo, reunindo um grupo de fiéis para ir de casa em casa, a exemplo dos discípulos, anunciando o Reino de Deus. Quem sabe o Mês Missionário possa ser um impulso para que a missão continue ao longo de todo o ano.
A Campanha Missionária é realizada desde 1972 sempre no mês de outubro. Colaboram nessa ação a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, e outros organismos que compõe o Conselho Missionário Nacional (Comina) em unidade com a Pontifícias Obras das Missões (POM).
Façamos neste mês de outubro alguma experiência missionária, levando uma mensagem de fé e esperança a todos aqueles que necessitam. Pode ser até em nossa casa, reunindo a família ou vizinhos e partilhando a Palavra, com esse gesto já seremos missionários.
Peçamos ainda a proteção da Virgem Maria, a mãe de Jesus e primeira discípula, pois o mês de outubro também é o Mês do Rosário, e no dia 12 celebramos Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Que Nossa Senhora, que é missionária por excelência, nos ajude. Amém.
Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ