Padre Manoel Pacheco lança o livro ‘A Última Ceia, a Cruz, a Eucaristia e a dimensão do sacrifício’

“A Última Ceia, a Cruz, a Eucaristia e a dimensão do sacrifício” é o tema do livro do padre Manoel Pacheco de Freitas Neto, publicado neste ano de 2022, com 195 páginas, pela Editora Letra Capital.

Incardinado na Arquidiocese do Rio de Janeiro, o autor é mestre e doutor em teologia pelo Pontifício Ateneo de Santo Anselmo, em Roma, Itália. Estagiário pesquisador de pós-doutorado em teologia pela PUC-Rio, é membro da comissão de Liturgia na Arquidiocese do Rio de Janeiro e no Regional Leste 1 da CNBB.

Este estudo – segundo o autor da obra –, foi projetado como área bíblica da denominação mais abrangente “A Ceia do Senhor na comunidade cristã”.

“A referência ao dado bíblico é indispensável para se estabelecer o núcleo originário de cada momento sacramental, que fundamenta e julga todos os desenvolvimentos sucessivos. Hoje se resgata todo arco da história da salvação e se faz referência especialmente à pessoa e aos gestos de Jesus, visto como Ursakrament. Esta pesquisa ampla permite resgatar a especificidade bíblica e cristã dos sinais sacramentais”, evidenciou padre Manoel Pacheco.

O objetivo principal da investigação – ressaltou o autor – permanece a Ceia do Senhor da forma como é celebrada e entendida pela comunidade cristã; o objeto imediato é formado pelos dados bíblicos, considerados em seu dúplice aspecto: propedêuticos como testemunho de uma práxis que foi se definindo aos poucos, guiada pela revelação, desde as primeiras menções eucarísticas do Antigo Testamento até a Última Ceia de Cristo; e normativos, por serem fundadores da própria práxis eucarística.

Padre Manoel Pacheco revelou que o objetivo desta pesquisa é estudar a pré-história da práxis atual da Igreja na celebração de sua Eucaristia.

“Para alcançar essa finalidade, levando em consideração também os limites das documentações disponíveis, o nosso estudo pretende, de um lado, oferecer uma visão panorâmica, na medida do possível ampla e completa, dos dados bíblicos que coroam os textos bíblicos propriamente ditos, como preparação ou como testemunho de práxis, junto com uma lista do desenvolvimento temáticos possíveis relacionados, de alguma forma, ao tema Eucaristia; de outro, testar um método de investigação que torne os leitores capazes de analisar e avaliar os dados”, apontou o autor.

Olhar sobre a historicidade da revelação bíblica

Segundo o bispo diocesano de Campanha (MG), Dom Pedro Cunha Cruz, que apresenta o livro, o autor faz  abordagem muito rica ao tema proposto, com referência indispensável do dado bíblico para a compreensão de cada momento sacramental, sobretudo dos gestos e palavras de Jesus na Última Ceia.

Dom Pedro Cunha salientou que o autor deu relevância ao olhar sobre a historicidade da revelação bíblica, cujos sinais já estavam presentes no antigo testamento, e pela sua compreensão na celebração eucarística atual a ceia do senhor não pode ser vista como uma celebração isolada das prescrições rituais do Antigo Testamento.

“A compreensão da continuidade celebrativa, ou seja, a instituição da Última Ceia e a Páscoa hebraica, aprofunda ainda mais a unidade da Revelação. Tal fato nos possibilita aprender o sentido, as palavras e os gestos de Cristo na Última Ceia”, escreveu Dom Pedro Cunha, observando que é uma pesquisa séria, e certamente levará os leitores e as assembleias litúrgicas a uma maior comunhão e participação no ministério celebrado.

Reflexão da temática da Eucaristia a partir da Sagrada Escritura

Já o professor e doutor padre Valdecir Gonzaga, do Departamento de Teologia da PUC-Rio, que fez o prefácio do livro, evidencia que a obra é fruto da revisão e ampliação do conteúdo de uma obra publicada anteriormente, intitulada “A Ceia do Senhor na comunidade cristã. Testemunhos Bíblicos”, publicada em 2016, que agora, incluindo os resultados da pesquisa do estágio de pós-doutorado do autor, em andamento junto ao Programa de Teologia da PUC-Rio, é editada e compartilhada com os leitores.

“Trata-se de um lindo e sério trabalho, em relação ao objeto material e ao objeto formal aqui desenvolvidos, com toda a beleza do Cristo, o Logos Eterno do Pai, Palavra Encarnada (Jo 1,14), que se fez pão da vida e alimento cotidiano”, escreveu.

Padre Valdecir Gonzaga explicou que a obra ganhou mais de cem páginas de robusto conteúdo, de fácil e agradável leitura, no qual o autor, em um primeiro momento, trabalha a temática da Eucaristia a partir da Sagrada Escritura (AT e NT), recolhendo os testemunhos bíblicos, presentes na obra anterior, para, em um segundo momento, realizar uma análise da Eucaristia nos mais importantes estudos ao longo da história da Igreja e em grandes colaborações da teologia Sistemática-Pastoral.

A obra “constitui-se em oportunidade para se promover uma reflexão acerca de um tema muito importante para fé cristã, a saber, o elo existente entre a Última Ceia, a Cruz, a Eucaristia e sua dimensão sacrifical, que, por si só, já revela a beleza deste trabalho”, apontou padre Valdecir Gonzaga.

A obra pode ser encontrada na livraria da Catedral de São Sebastião, no Centro, a R$ 20.

 

Carlos Moioli

 

 

Categorias
Categorias