Papa Francisco nomeou nesta manhã, Dom Orani João Tempesta, como membro da Congregação para o culto divino e a disciplina dos sacramentos, na Santa Sé.

O Papa Francisco nomeou nesta manhã, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, como membro da Congregação para o culto divino e a disciplina dos sacramentos, na Santa Sé. Dom Orani colaborará com a congregação, permanecendo no Rio de Janeiro.

Esta Congregação resulta da unificação dos dois Dicastérios originalmente autónomos: a Congregação para o Culto Divino (instituída sob esse nome pelo Papa Paulo VI com a Constituição Apostólica Sacra Rituum Congregatio de 8 de Maio de 1969) e a Congregação para a Disciplina dos Sacramentos (instituída sob esse nome por S. Pio X com a Constituição Apostólica Sapienti Consilio de 29 de Junho de 1908).

Já unificados por Paulo VI com a Constituição Apostólica Constans nobis studium de 11 de Julho de 1975 e com o nome “S. Congregatio pro Sacramentis et Cultu Divino”, os dois Dicastérios acima mencionados foram restaurados em autonomia e com as suas respectivas denominações “Congregação para os Sacramentos” e “Congregação para o Culto Divino” por João Paulo II com o quirografia de 5 de Abril de 1984.

Com a Constituição Apostólica Pastor Bonus, publicada a 28 de Junho de 1988, João Paulo II uniu-os novamente num único Dicastério com o nome “Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos”.

Ela trata de tudo o que diz respeito à Sé Apostólica relativamente à promoção e regulamentação da Liturgia e, acima de tudo, dos Sacramentos.

Categorias
Categorias