Convocado, o povo de Deus reunido no perímetro da Paróquia Santo Agostinho, localizada no Novo Leblon, na Barra da Tijuca, vem se mobilizando desde a Solenidade do Corpus Christi. Na ocasião, foi divulgado o decreto do nosso arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, O.Cist. para a realização do II Sínodo Arquidiocesano Para as Missões.
Assim, nos meses de agosto e setembro, foi constituída a formação da Equipe Sinodal de Animação Paroquial para estudo dos subsídios apresentados no citado decreto, sobretudo quanto ao regimento, de forma a estimular o ardor missionário, renovado por meio das reuniões dos organismos paroquiais.
Nessa etapa preparatória, quatro grupos dos envolvidos no Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) debateram e sintetizaram conceitualmente, por meio da percepção da organização e dinâmica paroquial, os seguintes temas que nortearam a Escuta Sinodal:
- Encontro com Cristo;
- Vida comunitária – fraterna – acolhedora;
- Anúncio – querigma – saída missionária;
- Serviço cristão.
Aos 16 dias do mês de outubro de 2023, o pároco, frei Juan José Ormazábal Garméndia, convocou a comunidade para participar da Santa Missa. Em seguida, houve a Assembleia Sinodal com ampla presença não somente dos agentes de pastoral, como também dos fiéis leigos que não desempenham funções específicas nas pastorais.
Num momento de fraterno debate, precedido pela oração ao Espírito Santo, o pároco conduziu didaticamente a assembleia. Os esclarecimentos foram desde a leitura do decreto até as explicações pertinentes a esse tradicional instrumento canônico, de caráter consultivo, que permite uma análise das comunidades eclesiais de fomento do bem, nas decisões que norteiam a Igreja Católica Apostólica Romana.
É consenso, no olhar da comunidade, que o ambiente paroquial é alegre e fraterno, favorável à frequência. E ainda: os grupos são integrados e acolhedores; suscitam a busca de Deus e da santidade; a participação litúrgica é valorizada e bem promovida; há centralidade do encontro com Jesus Cristo nas ações comunitárias, crescimento na fé e na missão. Também, que o anúncio da Palavra de Deus é abrangente, há noção e prática do querigma como ação profíqua e permanente, são abundantes as atividades missionárias. Constituímos uma comunidade em saída, através das ações caritativas aos pobres, e promoção humana que transborda os limites territoriais da paróquia e beneficia outras regiões da cidade, num carisma fraterno que evidencia o serviço abnegado como manifestação do amor de Deus e da Igreja.
A comunidade, que há mais de 40 anos se reúne em torno dos condomínios no entorno, vislumbra uma nova dimensão e eclosão do alcance pastoral com a inauguração da nova matriz dedicada a Santa Rita de Cássia, prevista para 2024.
Considerando que será a primeira igreja católica construída no eixo viário da Avenida das Américas, terá grande capacidade, correspondente à atual realidade. Por si só, poderá atrair a frequência de fiéis provenientes de outras comunidades, ou mesmo dos condomínios vizinhos, bem como o incremento de novas modalidades de atendimento social. Será uma significativa transformação na história do carisma Agostiniano Recoleto, na Barra da Tijuca.
Todas as propostas elaboradas pelos quatro grupos, após apresentadas e com sugestões de poucos ajustes, foram aprovadas por unanimidade pelos participantes da Assembleia Sinodal e serão encaminhadas ao novo Vicariato Episcopal Barra da Tijuca ainda neste mês de outubro de 2023.
Antes da conclusão do encontro, os participantes rezaram, em sinal de unidade, a oração pelo II Sínodo Arquidiocesano Para as Missões e registraram, com a foto do grupo reunido, esse momento de fé, reflexão e escuta nessa Assembleia Sinodal Paroquial.
Elmair Neto, paroquiano presente na Assembleia Sinodal Paroquial