A Paróquia São Miguel Arcanjo, em Magalhães Bastos, se prepara para celebrar a festa de seu padroeiro na próxima segunda-feira, dia 29 de setembro, com uma extensa programação de missas, procissão e atividades festivas. O pároco, cônego William Bernardo da Silva, reforçou o convite para que os fiéis e devotos participem das celebrações.
“A solenidade do nosso padroeiro será um momento especial de fé e devoção. Convidamos todos os fiéis, devotos de São Miguel Arcanjo do Rio de Janeiro e região, para participarem das celebrações da Santa Missa, que terão diversos horários ao longo do dia”, destacou o pároco.
As missas serão celebradas às 7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h30, 15h e 16h30. A procissão acontecerá às 18h, seguida da missa solene às 19h, encerrando a programação com um show católico.
Consagração da cidade e da arquidiocese
Cônego William Bernardo recordou ainda um momento marcante vivido recentemente pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. “A cidade do Rio de Janeiro, bem como a arquidiocese, foi consagrada ao Arcanjo São Miguel no dia 13 de setembro passado, às 12h, por Dom Orani João Tempesta, nosso arcebispo.”
Segundo ele, desde esse dia a presença de devotos e peregrinos tem se intensificado. “Depois da coroação e consagração do Rio de Janeiro a São Miguel Arcanjo, diversos devotos e peregrinos começaram a vir ainda mais participar das celebrações. Nossa paróquia se alegra em acolher todos que desejam estar próximos ao nosso padroeiro.”
O pároco ressaltou a confiança na intercessão do arcanjo. “Estamos de coração aberto para acolher todos os devotos e peregrinos de São Miguel Arcanjo em nossa paróquia, certos de sua poderosa intercessão. Que o bom Deus acolha as nossas preces, súplicas e, sobretudo, nossa ação de graças por tantas bênçãos derramadas sobre a vida de todos aqueles que confiam na intercessão de São Miguel. Quem como Deus? Ninguém como Deus. Amém.”
Peregrinação e testemunhos de fé
À frente da paróquia dedicada a São Miguel há mais de uma década, cônego William compartilhou sua experiência pastoral. “Como pároco desta igreja dedicada a São Miguel Arcanjo, quero testemunhar que, ao longo de 11 anos, temos peregrinado com a imagem do nosso padroeiro por paróquias, hospitais, escolas e tantos outros lugares. Temos recebido muitas bênçãos e testemunhos de fiéis de diversos lugares, que nos trazem notícias de graças alcançadas.”
Este ano, a paróquia preparou um espaço especial para os devotos registrarem suas experiências de fé. “Queremos deixar registrado que os devotos e peregrinos que vierem à Festa de São Miguel podem deixar seu testemunho no Livro de Ouro da paróquia, para registrar todas as graças e bênçãos alcançadas ou até mesmo milagres”, explicou.
Além do registro presencial, a comunidade também disponibilizou um canal digital para partilha. “Convidamos todos a fazerem parte do nosso canal no WhatsApp (21-98846-1199), para facilitar a comunicação, enviar seus testemunhos ou mesmo registrar a presença e o carinho.”
Devoção e esperança
A festa deste ano, segundo o pároco, é mais um momento de reafirmar a devoção a São Miguel Arcanjo como protetor e intercessor. “São Miguel Arcanjo nos defende nos combates da vida e fortalece nossa fé diante das dificuldades. Celebrar o seu dia é também renovar nossa esperança em Deus e na vitória do bem sobre o mal.”
Com essa programação intensa e marcada pelo espírito de fé e comunhão, a Paróquia São Miguel Arcanjo espera receber centenas de fiéis ao longo do dia 29 de setembro, em uma celebração que une tradição, devoção e testemunhos de fé.
Lançamento de livro
O cônego William Bernardo anunciou uma novidade que promete enriquecer ainda mais a devoção dos fiéis ao arcanjo.
“Será lançado brevemente um livro sobre São Miguel, o título é “Arcanjo Miguel, defensor da humanidade”, revelou o pároco. A obra, segundo ele, terá um conteúdo acessível e ao mesmo tempo profundo, abordando diferentes perspectivas sobre a figura do arcanjo. “O livro tem 12 capítulos muito interessantes, fala do judaísmo e do cristianismo.”
Um dos destaques será a abrangência internacional do lançamento. “Vai ser lançado em cinco idiomas ao mesmo tempo e vendido pela Amazon”, informou cônego William, ressaltando que a publicação pretende alcançar leitores de diversas culturas e contextos religiosos, ampliando a compreensão sobre a missão e a simbologia de São Miguel.
O anúncio do livro vem somar à intensa programação religiosa e cultural que a paróquia tem promovido, reafirmando a centralidade de São Miguel Arcanjo como defensor da fé, intercessor e sinal de esperança para os fiéis.
Carlos Moioli