Pastoral de Moradia e Favela promove formação da CF 2025

A Pastoral de Moradia e Favela promove no dia 16 de março, às 8h30, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Penha, na Penha, uma formação sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2025. O evento reunirá agentes de pastoral e demais interessados para refletir sobre os desafios contemporâneos da questão da moradia, desenvolvimento e meio ambiente sustentável, o que exige o compromisso de todos a partir dos valores evangélicos.

A CF 2025 tem como tema: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era bom” (Gn 1,31). O evento contará com a assessoria de Vagner Martins Ribeiro, coordenador da Pastoral da Ecologia Integral da arquidiocese.

A formação aborda aspectos práticos para uma formação para a ação, contribuindo para mobilizar e despertar a consciência crítica para um compromisso maior com a transformação da sociedade, sobretudo no que se refere ao cuidado com nossa Casa Comum, que é única.

A CF sempre tratou e trata de questões relacionadas à ecologia em oito edições ao longo de seus 61 anos de história. O tema deste ano busca promover um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra em tempos de urgente crise socioambiental.

A temática é inspirada pela celebração dos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, pelos 10 anos da publicação da Encíclica “Laudato Si’”, pela recente publicação da Exortação Apostólica “Laudate Deum”, pelos dez anos de criação da Rede Eclesial Pan Amazônica (Repam) e pela realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia.

A Ecologia Integral, como apresentada na Encíclica “Laudato Si’”, do Papa Francisco e adotada pelo Texto Base da Campanha da Fraternidade 2025, enfatiza a interligação entre o Criador, o ser humano e toda a criação. É um conceito que une dimensões ambientais, sociais, culturais, econômicas e espirituais, promovendo uma visão integradora em que o ambiente é reconhecido como uma casa a ser cuidada, e não como um recurso a ser explorado.

A CF 2025 propõe ações que integram espiritualidade, justiça social e o cuidado com o meio ambiente, oferecendo à sociedade caminhos para uma conversão integral. As paróquias e comunidades católicas desempenham um papel essencial na promoção dos valores da Campanha da Fraternidade, pois são potenciais espaços de diálogo e formação para a sustentabilidade, estimulando práticas educativas e pastorais que integrem a fé e o cuidado com a Criação.

 

Missão da Pastoral de Moradia e Favela

A Pastoral da Moradia e Favela visa ser presença transformadora evangélica e profética da Igreja. Ao mesmo tempo, é uma presença eclesial, a presença de Jesus Cristo, aquele Bom Pastor que vem cuidar e dar a vida pelas pessoas. É uma presença que busca transformar a realidade de dor, sofrimento e exclusão.

A Pastoral da Moradia e Favela pretende organizar a população e fortalecer a mística e a esperança nas pessoas que buscam não apenas um contexto diferente para sua moradia, mas também o direito à cidade e aos direitos básicos garantidos pela legislação brasileira, para assegurar não só a moradia, mas também a convivência comunitária, com qualidade e dignidade.

 

Cláudio Santos, coordenador das Pastorais Sociais do Vicariato Norte

 

 

Categorias
Categorias