O Jubileu da Juventude, em Roma, transforma a vida dos jovens paroquianos, que celebram a verdadeira esperança e uma colheita vocacional em encontro com o Papa Leão XIV.
A Resposta ao chamado
A Paróquia Santo André, situada no bairro de São Cristóvão, celebrou o Jubileu da Juventude em Roma, em 2025, com uma peregrinação de fé que culminou em um impacto vocacional significativo. Com os corações desejosos em corresponder a esse chamado do Papa Francisco, que convocou o Ano Jubilar da Esperança, um grupo de jovens da paróquia, integrado a uma comitiva de 55 pessoas do Caminho Neocatecumenal, embarcou na aventura com Cristo no dia 26 de julho para viver o Jubileu. A juventude, então, percebeu que não era o Papa os convidava a viver esse momento, mas o próprio Cristo os atraía para Ele.
O envio oficial dos “Peregrinos de Esperança” ocorreu na missa do dia anterior, 25 de julho, e a partida, no Aeroporto do Galeão, foi marcada por uma emocionante despedida com cantos e danças.
Rota da Fé: De Madrid à Cidade Eterna
A jornada teve início na Espanha, por Madrid, berço do Caminho Neocatecumenal.
Após passagens por Ólvega e o acolhimento caloroso em Ágreda, o grupo seguiu para a Itália. Em Milão, a parada cultural e gastronômica antecedeu os momentos de profunda espiritualidade em Loreto, diante da Casa da Virgem Maria, e em Macerata, onde foram recebidos pelo bispo local. Em visita ao Seminário Redemptoris Mater, os jovens vivenciaram momentos catequéticos orantes que os preparou para o ápice da viagem.
O encontro histórico com o Papa Leão XIV
A chegada a Roma, em 1º de agosto, marcou o início da fase central da peregrinação, com visitas a marcos da fé, como as Basílicas de São Paulo Extramuros e São João de Latrão.
O auge se deu com o encontro com o Papa Leão XIV em Tor Vergata. Na noite de 2 de agosto, mais de 1,5 milhão de jovens de todo o mundo participaram da Vigília com Sua Santidade, em um profundo momento de silêncio e adoração eucarística. A Santa Missa de encerramento, no dia seguinte, reforçou o convite para a próxima JMJ, em Seul, em 2027.
A colheita vocacional e a Porta Santa
A entrega das intenções de todos os que apoiaram a viagem foi simbolizada na passagem pela Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Contudo, o momento de maior impacto foi o grande encontro vocacional com a equipe internacional do Caminho Neocatecumenal. Cerca de 10 mil jovens (cinco mil homens e cinco mil mulheres) de diversas nacionalidades responderam publicamente ao chamado vocacional, um número expressivo que incluiu jovens da Paróquia Santo André.
Retorno com a esperança renovada
No caminho de volta, a comitiva reservou um dia de descanso e ação de graças em Florença, e uma parada espiritual em Lourdes, onde celebraram a Transfiguração do Senhor e participaram da missa na cripta da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes.
A experiência se encerrou com o retorno ao Brasil, deixando uma marca inapagável na alma dos participantes.
Ao final desta jornada, “Os jovens desesperançados e incrédulos voltaram como peregrinos da verdadeira esperança, que é Cristo” – relata o pároco padre David Campos Sevillano, que acompanhou os jovens na peregrinação, selando o compromisso missionário da juventude da Paróquia Santo André.
Acompanhe os testemunhos
Para quem quiser saber mais sobre a experiência transformadora dos jovens, um pequeno documentário será publicado nas mídias sociais da Paróquia Santo André, recolhendo os testemunhos dos jovens peregrinos. Acompanhe a paróquia para conferir a produção.
Lúcia Helena Silva