O Grupo Plural de Psicólogos (GPP) reuniu os profissionais de psicologia para prestar serviço de atendimento psicológico, na modalidade on-line, às vítimas da tragédia com as enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul.
As pessoas que residem naquele estado poderão fazer suas inscrições por meio de um formulário disponibilizado na internet, fornecendo seus dados básicos (nome e telefone de contato). Elas serão contatadas por um membro do GPP para atendimento remoto, seguindo todos os protocolos definidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) para este tipo de serviço.
Este mesmo serviço foi oferecido para a população do Estado do Rio de Janeiro, em 2020, por ocasião da pandemia causada pelo coronavírus, mobilizando mais de 50 profissionais de psicologia. Naquela ocasião, os psicólogos do GPP realizaram consultas, ao longo de três meses, para uma média de 500 pessoas que se cadastraram para serem atendidas.
O Grupo Plural de Psicólogos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, coordenado pelo bispo auxiliar Dom Antonio Augusto Dias Duarte, atua em parceria com a Arquidiocese do Rio Grande do Sul, para agilizar a divulgação desse serviço voluntário, de modo a ampliar os movimentos de ajuda que já vêm sendo realizados por outras instituições naquela região.
Da Redação