Relíquias de São Pio de Pietrelcina visitam a Arquidiocese do Rio de Janeiro

As relíquias de São Pio de Pietrelcina estarão pela primeira vez na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, de 2 a 4 de maio de 2024.

“A oportunidade em venerar as relíquias de São Padre Pio certamente irá aumentar o fervor da fé de nossos fiéis, a parcela do rebanho de Cristo a nós confiada”, escreveu o arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, na carta que formulou o pedido da visita à Fundação São Pio, responsável pela peregrinação, com sede em Nova York.

As relíquias estarão disponíveis para veneração pública nas paróquias Santa Rosa de Lima, na Barra da Tijuca, Nossa Senhora da Conceição, no Engenho Novo, e São Pio, no Rio Comprido (Turano).

Na Catedral de São Sebastião, no Centro, estará presente no Encontro Espiritual com São Pio, que tem como tema “A oração é a chave que abre o coração de Deus!”, para devotos, filhos espirituais e Grupos de Oração do Padre Pio. Durante o encontro, haverá missa presidida por Dom Orani, que contará com a presença do fundador da Fundação São Pio, Luciano Lamonarca.

De maneira reservada, as relíquias estarão presentes no Palácio São Joaquim, na Glória, durante a missa, e na Rádio Catedral, na Glória, durante o Terço Mariano. Os fiéis poderão acompanhar os dois momentos de oração pela WebTV Redentor, Rádio Catedral e pelas mídias sociais da arquidiocese.

“Estamos realmente gratos ao Cardeal Orani João Tempesta por ter convidado a Fundação São Pio para trazer as relíquias de São Pio pela primeira vez na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, e, especialmente, por estar pela primeira vez no Brasil. O fato mais importante, em nossa opinião, é que a maioria dos devotos visitantes das relíquias do Padre Pio não podem viajar até San Giovanni Rotondo ou Pietrelcina para visitar os lugares onde São Pio nasceu, viveu e, eventualmente, faleceu. Portanto, para nós tornou-se uma missão permitir que esses fiéis tenham um ‘encontro espiritual’ com Padre Pio”, disse Luciano Lamonarca.

 

Relíquias de São Pio

As relíquias de São Pio disponíveis para veneração pública incluem:

– Crosta das feridas de São Pio

– Gaze de algodão com manchas de sangue de São Pio

– Uma mecha de cabelo de São Pio

– Luva de São Pio

– Um pedaço do manto de São Pio

 

Veneração de relíquias

Na Igreja Católica, relíquias são objetos físicos associados a um santo ou candidato à santidade – parte do corpo da pessoa ou algo com o qual ela esteve em contato. As relíquias não são adoradas, mas tratadas com respeito religioso. Tocar ou orar na presença de tal objeto ajuda um indivíduo fiel a se concentrar na vida e nas virtudes do santo, de modo que através da oração ou intercessão do santo diante de Deus, o devoto será atraído para mais perto de Deus.

 

Fundação São Pio

Fundada em 2014, a Fundação São Pio é uma organização beneficente sem fins lucrativos que promove o legado e os ensinamentos de São Pio de Pietrelcina, popularmente conhecido como Padre Pio.

A Fundação São Pio trabalha com instituições e indivíduos que compartilham a mesma visão de servir aqueles que necessitam de alívio do sofrimento e que buscam aliviar a fome física e emocional dos desfavorecidos de forma digna e solidária. Isso inclui fornecer nutrição espiritual, física e emocional.

Para celebrar o décimo aniversário da fundação, bem como o vigésimo quinto aniversário da beatificação de São Pio, a Fundação São Pio lançou uma série de iniciativas gratuitas para promover a devoção a São Pio em todo o mundo e para tornar São Pio mais acessível a todos os fiéis mundialmente. As principais iniciativas são a oferta de 365 cartas de São Pio, a divulgação de dez fotografias originais de São Pio, o lançamento da canção de São Pio e a produção do primeiro docudrama sobre a vida de São Pio, em inglês e espanhol.

Para informações adicionais relacionadas à visita das relíquias de São Pio, visite a seguinte página: https://www.saintpiofoundation.org/brazil. Sobre a Saint Pio Foundation e suas iniciativas, acesse: https://www.elverdaderosantopio.org/

 

Programação da peregrinação das relíquias de São Pio

Dia 2 de maio, quinta-feira

8h às 13h: Paróquia Santa Rosa de Lima, na Rua Jornalista Ricardo Marinho, 301, Parque das Rosas, na Barra da Tijuca.

16h30 – Coletiva de imprensa.

18h10 – Missa no Palácio São Joaquim, na Glória.

20h: Terço na Rádio Catedral, na Glória

 

Dia 3 de maio, sexta-feira

8h às 13h: Paróquia Nossa Senhora da Paz, na Rua Visconde de Pirajá, 339, em Ipanema

14h às 19h: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Rua Monsenhor Amorim, 34, no Engenho Novo.

19h às 20h: Paróquia São Pio, na Estrada do Sumaré, 818, Rio Comprido (Turano).

 

Dia 4 de maio, sábado

8h às 12h: Catedral Metropolitana de São Sebastião, na Avenida Chile, 245, no Centro.

 

Carlos Moioli

 

 

 

 

 

Categorias
Categorias