O Rio de Janeiro se prepara para sediar o 29º Encontro de Marketing Católico, que acontecerá de 16 a 19 de setembro de 2025, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio Comprido.
O encontro terá início na terça-feira, 16 de setembro, pela manhã, e será concluído na sexta-feira, 19 de setembro, à tarde. Os participantes terão a oportunidade de aprofundar o tema: “Sejam alegres na esperança”, reflexão que se alinha ao Jubileu da Esperança, o ano jubilar de 2025.
“A Igreja é chamada a testemunhar a alegria na esperança neste mundo de hoje, sendo uma presença ativa entre o povo de Deus”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.
A proposta do evento vai além da simples participação, “sendo um chamado a anunciar a esperança que, para os católicos, é Jesus Cristo. Ele é a esperança que leva alegria e paz a todas as pessoas”, acrescentou Dom Orani, presidente do Instituto Brasileiro de Marketing Católico.
As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas pelo site www.ibmc.com.br. Mais informações pelo telefone: (19) 99975-1413. “Será uma ocasião valiosa para partilhar muitas experiências bonitas e belas. O objetivo é também aprender e evangelizar cada vez melhor. Venham e participem, que Deus abençoe a todos”, destaca Dom Orani.
IBMC
O Instituto Brasileiro de Marketing Católico (IBMC), promotor do evento, foi fundado em 1997, após o primeiro Encontro de Marketing Católico, com o apoio do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sob a presidência de Dom Fernando Figueiredo, na época, bispo da Diocese de Santo Amaro (SP), que foi o primeiro presidente do instituto.
O IBMC nasceu com o objetivo de promover, difundir e incentivar a utilização de modernas técnicas de marketing e comunicação entre as instituições católicas. Dentre todas as suas atuações, destaca-se a realização dos Encontros de Marketing Católico.
Estatutos
Conforme seus estatutos, o IBMC tem como finalidade primordial prestar assessoria especializada à Igreja Católica, abrangendo dioceses, paróquias, instituições religiosas e sociais, além de movimentos eclesiais, pastorais, organismos e associações.
O instituto também visa assessorar as dioceses em suas iniciativas de comunicação e marketing da Igreja Católica, alinhadas às diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil, e desenvolver ações de marketing católico para difundir a mensagem do Evangelho sob uma ótica ecumênica.
Suas atividades incluem a promoção de encontros de marketing em níveis regional, nacional e internacional, a assessoria a diversas estruturas católicas em projetos de evangelização, e a colaboração com entidades nacionais ou internacionais com propósitos similares em projetos de divulgação e marketing católico.
Ademais, o IBMC busca propagar seus ideais junto a poderes constituídos e organismos da iniciativa privada, e oferecer serviços à comunidade por meio de congressos, cursos, seminários, exposições, produções audiovisuais, publicações e concessões de bolsas de estudo.
Carlos Moioli