“Com Maria partimos em missão”
Mais uma vez, somos convidados a partir em peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Todo católico deveria ir ao menos uma vez ao ano à casa da Mãe Aparecida. Em nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, os católicos têm essa oportunidade todos os anos, um momento de ação de graças em que somos convidados a pedir e agradecer as graças concedidas por intercessão da Mãe de Deus.
Em 2023, estamos no 3º Ano Vocacional na Igreja no Brasil e, inclusive, vivemos o mês vocacional. A romaria desse ano é uma oportunidade para pedirmos ao Senhor, por intercessão da Mãe Aparecida, novos operários para a messe. E agradecer a Mãe Aparecida por tantos padres que passaram em nossa arquidiocese, agradecer pelas famílias, pelos religiosos e religiosas e por todos os catequistas.
A intenção da romaria é justamente essa: pedir e agradecer, é uma grande ação de graças. Por isso, convido a todos a partirmos em missão ao Santuário de Aparecida e fazermos uma bonita romaria. Faça a sua inscrição na secretaria paroquial de sua paróquia e, juntos, faremos uma festa bonita em Aparecida.
O tema da romaria desse ano é: “Com Maria partimos em Missão”. Estamos no momento em missões populares e, ao mesmo tempo, preparando o nosso II Sínodo Arquidiocesano sobre as Missões. Nossa Senhora, logo após o anúncio do anjo, sai apressadamente e vai ao encontro de sua prima Isabel. Ela transmite o Espírito Santo a Isabel e leva até ela a alegria de ter Jesus em seu ventre. Nossa Senhora também esteve presente quando Jesus, após a ressurreição, aparece aos discípulos e sopra sobre eles o Espírito Santo, e, a partir disso, os envia em missão e nasce a Igreja primitiva. Com a nossa anual Romaria à Aparecida, imitamos Nossa Senhora e estamos indo em missão até a casa da Mãe, para rezar por todos aqueles que nos são próximos e rezar pela Igreja.
As romarias para a casa da mãe acontecem desde o século XIX, quando só existia a basílica antiga. As famílias ou grupos chegavam em carroças, caminhões ou trens que vinham dos três estados mais próximos: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em 1900, começaram a surgir as grandes romarias, promovidas pelas arquidioceses. A Arquidiocese do Rio de Janeiro realizou, em 16 de dezembro de 1900, a romaria de virada do século e em comemoração ao ano jubilar da Redenção. Dom Joaquim Arcoverde convocou essa romaria.
A Arquidiocese de Aparecida e a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro têm uma história em comum e uma relação bem estreita. Essa será a 121ª Romaria da Arquidiocese do Rio de Janeiro para o Santuário Nacional. Ao longo de todos esses anos, muitas pessoas participaram desse momento tão lindo e gratificante. A peregrinação se intensificou em 1931, após a visita da imagem original de Aparecida à Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. O nosso predecessor Cardeal Eugenio de Araujo Sales determinou que a Romaria à Aparecida se realizasse anualmente, no último sábado do mês de agosto, tradição mantida até aos dias de hoje.
Como em todos os anos, façamos uma grande mobilização em nossas paróquias e essa bela caminhada. A programação de nossa romaria inicia às 7h30, com a Oração do Santo Terço, na basílica. Às 9h, teremos a celebração da Santa Missa, que terá transmissões pela Rádio Catedral, RedeVida, TV Aparecida e WebTV Redentor e em nossas páginas digitais. Aqueles que não puderem ir à romaria, podem acompanhar por esses meios de comunicação. Às 10h, sairemos para o Morro do Cruzeiro onde teremos a Via-Sacra, com transmissão pela Rádio Catedral e, por volta das 12h, haverá a bênção de encerramento.
Participemos desses momentos que farão parte de nossa Romaria ao Santuário Nacional. Peregrinar ao Santuário Nacional não é um passeio, mas é um momento de oração, em que rezamos por nós e por aqueles que ficaram em casa. A romaria sempre tem esse sentido, de ser um momento de grande ação de graças.
Dentre os diversos motivos que temos para celebrar e as diversas intenções que trazemos para essa romaria, gostaria de pedir que rezássemos pelo II Sínodo Arquidiocesano, que está iniciando esse ano em nossa arquidiocese e irá até 2025. Rezemos para que os trabalhos do Sínodo deem frutos e a evangelização em nossa arquidiocese possa chegar em todos os lares. Conforme diz o significado da palavra ‘sínodo’, caminhemos juntos, pois todos somos membros da Igreja, tendo Cristo como cabeça. Que pela intercessão da Virgem Maria, a vocacionada e missionária do Pai por excelência, possamos cumprir a nossa missão nessa romaria e, depois, participar no Sínodo Arquidiocesano.
Convido para que, aos pés da Mãe, rezem pelo Papa Francisco e por todos os bispos, padres e diáconos, para que cada vez mais o anúncio do Evangelho de Cristo seja feito e a Igreja sempre mantenha o ardor missionário. Que o Espírito Santo, que sempre faz nova todas as coisas, renove sempre a Igreja de Cristo.
Irmãos e irmãs, participemos com alegria dessa 121ª Romaria de nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro à Aparecida e façamos dessa romaria arquidiocesana uma grande peregrinação da fé, pedindo e agradecendo a mãe de Deus sua intercessão por todos nós. Aqueles que não podem ir esse ano, juntem-se a nós através dos meios de comunicação, e que no próximo ano possam estar presentes. Que o Espírito Santo nos ajude e nos guie, Amém.
Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ