Santos Arcanjos – 29 de setembro

A presença e ação dos anjos bons e maus estão presentes na história da salvação diretamente ligadas à Revelação Divina. Nos combates que enfrentamos em nossas vidas, seria desproporcional se não tivéssemos o auxílio de fiéis protetores próximos de nós. Devemos ressaltar a existência dos anjos como seres individuais e inteligentes, não como forças, ou apenas meras tendências para o bem ou para o mal, pois assim afirma o número 328 do Catecismo da Igreja: “A existência dos seres espirituais, não-corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de Anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição”.

São Gregório Magno dizia que cada página da Revelação escrita atesta a existência dos anjos, os quais aparecem mais de 300 vezes na Bíblia, e o Papa Pio XII, em sua Encíclica Humani Generis(1959), reafirmou que eles são dotados de inteligência sagaz e vontade livre.

Pertencentes ao coro angelical dos arcanjos, as três figuras celebradas pela Igreja no dia 29 de setembro são destaque nas devoções populares e em sua missão designada por Deus.

Nos livros de Daniel(cf. Dn 10), Zacarias (cf. Zc 3), Judas(cf. Jd 9) e Apocalipse (cf. Ap 12), se apresenta a figura do Arcanjo Miguel, que quer dizer “quem como Deus?”. Podemos ressaltar ao menos duas das missões do chamado “Príncipe da milícia celeste”, a primeira deles, sua função como fiel defensor da causa divina contra o Dragão, figura da primitiva serpente, como relata o evangelista São João. Da mesma forma, Miguel é também protetor do povo de Deus, e devemos pedir constantemente sua proteção. Ele nos defende constantemente das investidas de satanás, e nos faz crer que precisamos de Deus para viver uma autêntica liberdade, e jamais devemos afastar-nos d’Ele. Quem acusa Deus, como o demônio, quer acusar também a nós, filhos amados. Pela virtude da fé, resplandecemos da graça divina, e assim, somos capazes de não nos tornar escravos da cobiça como o maligno. São Miguel nos acompanha nessa luta!

 

Gabriel é o grande mensageiro de Deus, aquele que revelou o mistério da encarnação à Santíssima Virgem (cf. Lc 1,38). O arcanjo é imagem do próprio Deus que bate à porta de Maria para pedir a ela o seu “sim”, e, também conosco, repetidas vezes o Senhor bate à porta de nossos corações. “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele” (Ap 3,20). O Senhor está á nossa porta para que O deixemos entrar. Além disso, quando estamos próximos de Deus, em comunhão com Cristo, podemos também assumir a principal função do Arcanjo: levar o chamado que Deus quer comunicar aos homens, anunciando à tantos necessitados a Boa Nova da Salvação.

 

No livro de Tobias, nos é apresentado o Arcanjo São Rafael como o anjo ao qual é confiada a tarefa de curar Tobit, um homem justo que tanto sofria, orientando Tobias a passar o fel de peixe nos olhos do pai; além da função de curar Sara e Tobias no amor, unindo-os em matrimônio, esta que foi uma resposta às súplicas desses tementes servos de Deus. Da mesma maneira, quando Jesus envia os discípulos em missão, com a tarefa do anúncio do Evangelho, isto sempre se vincula à cura, seja física ou espiritual, das pessoas. Todos nós estamos ameaçados pela cegueira, ou seja, corremos grande perigo de não enxergarmos a luz de Deus, e o arcanjo traz a mensagem de fé e o testemunho do amor que nos reestabelecem a plena visão. Como afirma o Papa emérito, Bento XVI: “O bom Samaritano, acolhendo e curando a pessoa ferida, que jaz à beira da estrada, torna-se silenciosamente uma testemunha do amor de Deus. Esse homem ferido, com necessidade de curas, somos todos nós. Anunciar o Evangelho, já em si, é curar, porque o homem precisa, sobretudo, da verdade e do amor”.

 

Oremos juntos, suplicando a intercessão dos três arcanjos:

São Miguel Arcanjo, glorioso e amado príncipe celeste, protetor das nossas almas, eu vos chamo para que me livres de todo o pecado e todos os inimigos de Deus e me faças crescer na vida e no serviço ao Senhor, dando-me a graça de permanecer sempre perseverante. São Gabriel, precioso mensageiro das boas novas da salvação de Deus, eu vos clamo para que me ajudes a alcançar do Pai todas as forças para desprezar os apetites desse mundo, além de vencer o demônio pela graça, dominar todos os males, até o fim da minha vida na terra. São Rafael, glorioso arcanjo da saúde, curai-me de todas as minhas enfermidades, sobretudo a cegueira física e espiritual, e ajudai-me a fugir de todo pecado, que só me traz o mal. Assim seja. Amém!

 

Padre William Bernardo da Silva
Pároco da Paróquia São Miguel, em Magalhães Bastos

 

Categorias
Categorias