Santos Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael

Celebramos no dia 29 de setembro a festa litúrgica dos três Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael.  Neste ano, a festa litúrgica ocorre num domingo, por isso, o dia do Senhor tem precedência, mas podemos ao longo da missa pedir a intercessão dos Arcanjos.

Os três Arcanjos têm papel fundamental ao longo da história da salvação, cada qual num momento diferente, uns mais conhecidos e outros menos. O que os três Arcanjos têm em comum é que são ‘mensageiros de Deus’ e portadores da Boa Nova.

Dentre os três Arcanjos o que se tornou mais popular foi São Miguel. É comum entre os fiéis realizar a tradicional e poderosa Quaresma de São Miguel, ou seja, durante quarenta dias os fiéis rezam e pedem a Deus a intercessão do Santo Anjo na luta contra o mal. São Miguel é conhecido como o anjo que derrotou o dragão representando a figura do mal e nos ensina a fazer o mesmo, escolhendo Deus e desprezando o mal.

Quando somos batizados e recebemos o Espírito Santo somos chamados por Deus a ser sacerdotes, profetas e reis, e ainda, sal da terra e luz no mundo. Com certeza os Santos Arcanjos nos ajudam a sermos fiéis a Deus e a cumprir esse propósito ao qual fomos chamados. Ser sal na terra e luz no mundo é, antes de tudo, preferir a luz de Deus do que as trevas do pecado, e nisso São Miguel nos ajuda. Do mesmo modo que, para ser sacerdotes, profetas e reis, quem nos ajuda é São Gabriel, pois a exemplo dele seremos mensageiros de Deus. Ao mesmo tempo ao anunciar a Palavra de Deus aos outros levamos a ‘cura de Deus’, ou seja, a cura de todos os males, físicos e espirituais, a exemplo de São Rafael.

Podemos pedir também a intercessão de São Gabriel quando formos escolhidos para proclamar a Palavra de Deus, seja na Igreja, na comunidade, em família ou entre amigos, para que nossas palavras sejam acertadas e todos as possam compreender. E podemos pedir a intercessão de São Rafael quando formos acometidos por alguma doença, assim como algum parente nosso.

No início da Igreja os três Arcanjos eram celebrados em datas diferentes, mas, após a reforma litúrgica do Concílio Ecumênico Vaticano II, os três Arcanjos passaram a ser celebrados no mesmo dia, em 29 de setembro.

O título de Arcanjo deriva da ideia de haver uma corte celestial, na qual os anjos estão presentes de acordo com diferentes graus e dignidades. Esses três Arcanjos ocupam um grau mais alto na hierarquia angelical. Eles têm ainda a missão de conservar a transcendência e o mistério de Deus, ao mesmo tempo em que tornam presente e perceptível a sua proximidade salvífica.

Os anjos são os enviados de Deus com a missão de nos trazer a paz e nos defender do mal. Nesse dia 29 celebramos os Arcanjos e no próximo dia 2 de outubro celebraremos os Santos Anjos da Guarda. E ainda, os Anjos da Guarda estão ao nosso lado todos os dias, protegendo-nos de todos os perigos. Devemos sempre pedir a intercessão dos Anjos da Guarda.

São Miguel é o príncipe na luta contra o mal, dá-nos coragem no combate contra o inimigo e salvaguarda a nossa fé. Defende a Igreja de Cristo das investidas do inimigo; é reconhecido o poder de sua intercessão. É muito venerado tanto no Ocidente como no Oriente. Inúmeras igrejas são dedicadas ao Arcanjo Miguel ao redor do mundo e os fiéis têm grande devoção por ele. Seu nome é citado cinco vezes na Sagrada Escritura e deriva de Mi-Ka-el, que significa ‘Quem como Deus’? Ninguém é como Deus, pois só Deus é eterno, misericordioso e onipotente.

O Anjo Gabriel é aquele mensageiro, o enviado, o que traz a boa notícia. Ele que anuncia a Maria que ela será a mãe do Salvador. Depois aparece a José para que ele aceite Maria como esposa, pois o Filho que ela esperava era o Filho de Deus, concebido por meio do Espírito Santo e não por obra humana.

São Gabriel é mencionado por várias vezes no Antigo Testamento e no Novo, é o mensageiro por excelência, além de ser o padroeiro das comunicações e da Rádio Vaticana. Ele é o padroeiro das comunicações, pois todos os comunicadores devem levar a boa notícia aos que os ouvirem. Todos os comunicadores são porta-vozes e, para ser comunicador, tem que ser chamado por Deus. Por isso o tema do Dia Mundial das Comunicações de cada ano é anunciado nesse dia.

São Rafael é conhecido como o Arcanjo da cura, ou a medicina de Deus. A história de São Rafael é traduzida no livro de Tobias, na época da revolta dos Macabeus. O núcleo central do livro é a viagem empreendida por Tobias, com o intuito de recuperar uma terra que era de seu pai; tornou-se indigente e foi acompanhado por outro viajante.

Durante a viagem, numa parada no rio Tigre, Tobias foi atacado por um grande peixe. Ele se assustou muito, mas foi protegido por seu companheiro viajante, que era o Arcanjo Rafael. O Arcanjo o encorajou, Tobias pegou o peixe, arrancou dele algumas partes e colocou-as em seu alforje.

Quando Tobias estava chegando perto de seu destino final, o Arcanjo insistiu para que ele se hospedasse na casa de parentes. Lá ele conheceu sua prima Sara, que a lei de Moisés lhe reservou como esposa. Ela já havia sido comprometida com sete homens, mas todos morreram quando ia se dar o enlace matrimonial. Eles morreram por obra do demônio Asmodeus, que tinha ciúmes da jovem. Tobias casou-se com Sara, o demônio foi derrotado graças às partes que Tobias tirou do peixe e levou em seu alforje. O Arcanjo disfarçado de seu amigo viajante pediu que ele levasse essas partes do peixe.

Após o casamento, Tobias voltou à casa paterna, tendo presenciado a cura do pai, quis agradecer ao viajante pela companhia na viagem e recompensá-lo. Chamando Tobias de lado, o viajante revelou sua identidade e disse que era enviado de Deus para cuidar deles e curá-los. “Eu sou Rafael, um dos sete Anjos, sempre prontos para entrar na presença da majestade do Senhor”.

Celebremos com alegria e cheios de gratidão no coração a festa litúrgica dos três Arcanjos e agradeçamos a Deus por nos ter dado esses intercessores. Peçamos a intercessão de Gabriel para anunciar com fé a Palavra de Deus; de Miguel na luta diária contra o mal; e ainda de Rafael por todos os enfermos e para que tenhamos saúde. Confiemos na intercessão dos Arcanjos em nossa vida.

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O.Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

 

Categorias
Categorias