Santuário Cristo Redentor celebra São Francisco de Assis e firma compromisso com o meio ambiente

Foi em clima de muita alegria que, no dia 4 de outubro, o Santuário Cristo Redentor celebrou uma missa em honra a São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia. Ao final, foi realizada a entrega oficial do Plano de Gestão Ambiental do Corcovado, documento em que o Santuário se compromete a seguir diretrizes sustentáveis de preservação da área de proteção ambiental.

A celebração fez parte do calendário dos 94 anos do monumento ao Cristo Redentor e reforçou o compromisso do Santuário com o cuidado dos mais necessitados, unindo fé, ciência e sustentabilidade.

Nas palavras do padre Josafá de Siqueira, vigário episcopal do Vicariato para o Meio Ambiente e a Sustentabilidade da Arquidiocese do Rio de Janeiro (Vemas), o espírito franciscano, que inspira a todos há mais de 800 anos, é um tema ainda atual e necessário.

“São Francisco vai nos chamar a atenção para pontos que são fundamentais no nosso comportamento hoje com a natureza e com a sociedade”, destacou padre Josafá, que também é biólogo.

O sacerdote completou exemplificando o legado deixado por São Francisco, que inclui a cultura da paz, da simplicidade e da vida austera, e a sensibilidade em relação à natureza, fundamentado numa visão mais integradora entre o ser humano, a criação e Deus.

“Francisco foi um homem que foi capaz de buscar e viver isso de maneira muito intensa. Hoje nós precisamos disso, porque a crise ecológica que encontramos atualmente, no cenário local e internacional, é muito grande”, ressaltou.

Como parte desse comprometimento com a natureza, foi entregue ao Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor o Plano de Gestão Ambiental do Corcovado, elaborado pela ECP Environment Solutions. O documento é um guia de práticas de cuidados ambientais em celebrações e cerimônias realizadas pelo Santuário, que está localizado dentro de uma unidade de conservação.

“Verificamos que os eventos [do Santuário] não têm nenhum impacto significante [em relação ao meio ambiente] e, mesmo assim, a gente propôs alguns programas para serem implementados pelo Santuário, em consonância com o Parque [Nacional da Tijuca]”, explicou a coordenadora de projetos da ECP, Janice Peixoto.

Um dos pontos contidos nesse documento é a atualização do plano de manejo, em que será possível rever os estudos de fauna, flora, setorização e zoneamento de toda a área do parque natural.

De acordo com Açucena Pícoli, coordenadora de biodiversidade do Consórcio Cristo Sustentável, as diretrizes apontadas pelo relatório vão permitir que a harmonia entre ser humano, cultura, natureza e fé se mantenha viva e fortalecida para as futuras gerações.

“O Plano oferece para nós um diagnóstico detalhado do que precisamos proteger, desde a rica biodiversidade da Mata Atlântica até o bem-estar da nossa comunidade, o bem-estar de todos”, completou Açucena.

No encerramento das celebrações do Dia de São Francisco de Assis, o monumento ao Cristo Redentor foi iluminado em verde, simbolizando a esperança e o compromisso renovado com todas as gerações e com o ecossistema, ato que também reflete o amor de Deus.

 

Vanessa Sabino

Categorias
Categorias