A Arquidiocese do Rio de Janeiro realiza, no próximo dia 2 de agosto, o Jubileu dos Jovens e dos Vocacionados, uma celebração especial no contexto do Ano Santo do Jubileu da Esperança. O evento acontecerá na Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha, no bairro da Penha, a partir das 14h, e será concluído com missa às 18h, presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta.
De acordo com o assistente eclesiástico do Setor Juventude, padre Jorge dos Santos Carreira, o Jubileu da Juventude será realizado em sintonia com o Jubileu dos Jovens, em Roma, que contará com a presença do Papa Leão XIV.
“Aqui, em nossa arquidiocese, estaremos em unidade com a Igreja universal, vivendo esse momento com nosso arcebispo, Dom Orani, nosso bispo auxiliar e referencial da juventude, Dom Paulo Romão, o reitor do Santuário da Penha, padre Thiago Sardinha, e toda a juventude carioca”, afirma o sacerdote.
O encontro, que tem o Setor Juventude como um dos organizadores, será marcado por momentos de peregrinação, recitação do Terço Mariano, testemunhos e missa jubilar, vividos em clima de esperança e renovação. “É o Jubileu da Juventude neste Ano da Esperança. Uma oportunidade especial para a juventude se fortalecer na fé e na missão. Vamos participar!”, convida padre Jorge.
Junto com o Jubileu dos Jovens, acontece também, na mesma programação e celebração, o Jubileu dos Vocacionados, um encontro especialmente voltado aos jovens rapazes que desejam refletir sobre o chamado de Deus em suas vidas. A iniciativa integra a programação do Ano Santo da Esperança e abre oficialmente o Mês Vocacional arquidiocesano.
Segundo o reitor do Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos, padre André Luiz Oliveira dos Santos, o encontro tem um duplo propósito: “O Jubileu dos Vocacionados acontece com a proposta de estarmos em comunhão com o Santo Padre e celebrando o Jubileu da Esperança, mas também com a intenção de abrirmos o Mês Vocacional na nossa Arquidiocese do Rio de Janeiro”, afirmou.
O encontro também contará com testemunhos vocacionais inspiradores. Entre os convidados está o padre Franklin Cavalcante de Lima, ordenado presbítero no último dia 12 de julho, na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, no Centro do Rio. Também dará seu testemunho uma religiosa, representando a vida consagrada feminina.
“Iremos vivenciar uma experiência espiritual intensa. Será uma tarde de reflexão, de oração, de escuta de Deus e de discernimento vocacional”, destacou padre André.
O Jubileu dos Jovens e dos Vocacionados é uma oportunidade para os jovens se aproximarem do chamado de Deus em clima de fé, comunhão e esperança, e integra a programação mais ampla do Jubileu da Juventude.
Carlos