A Arquidiocese do Rio de Janeiro se prepara para celebrar a Solenidade de Corpus Christi, na qual se faz memória da presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
Festa de preceito, é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte de Pentecostes, neste Ano Santo de 2025, no dia 19 de junho.
Em preparação à Solenidade de Corpus Christi, acontece a Semana Eucarística a ser realizada na Paróquia de Sant’Ana, onde está instalado o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua, no Centro.
Em entrevista ao “Testemunho de Fé”, o pároco e reitor, padre José Laudares de Ávila, explica a importância deste tempo eucarístico para a arquidiocese e o início das comemorações do centenário da Obra de Adoração Perpétua no Rio de Janeiro.
Testemunho de Fé (TF) – Quando será a Semana Eucarística?
Padre José Laudares – Com muita alegria, convidamos o povo de Deus presente em nossa arquidiocese para participar da 99ª Semana Eucarística no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua, no período de 12 a 19 de junho.
Durante uma semana, o clero, religiosos, diáconos, seminaristas, consagrados de novas comunidades, agentes pastorais, membros de associações e movimentos eclesiais e o povo em geral são convidados para se revezarem em adoração ao Santíssimo Sacramento.
TF – Qual será o tema da Semana Eucarística deste ano?
Padre José Laudares – O tema deste ano está em sintonia com o Ano Santo de 2025, o Ano da Esperança, e será: “Eucaristia: fonte da esperança”, e o lema: “Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam e vós lhes dais no tempo certo o alimento” (Sl 144,15). É uma oportunidade que temos de aprofundar a fé e a confiança em Deus por meio de Jesus Cristo, Ele que é a nossa esperança, e de viver com coerência a alegria do Evangelho.
TF – Neste ano, há motivação especial?
Padre José Laudares – Sim, a Semana Eucarística deste ano será uma edição histórica. Estamos iniciando o centenário da fundação da Obra de Adoração Perpétua em nossa arquidiocese e, ao mesmo tempo, o centenário da chegada da Congregação do Santíssimo Sacramento ao Brasil, conhecida como Padres Sacramentinos. O lançamento do ano comemorativo acontecerá na conclusão da Semana Eucarística, que é o Dia de Corpus Christi, no dia 19 de junho, às 10h, com missa presidida pelo nosso arcebispo, Cardeal Orani João Tempesta. Será oportunidade de renovar o nosso compromisso com a Eucaristia, que é o coração da nossa vocação e missão.
TF – Qual é a missão dos Padres Sacramentinos?
Padre José Laudares – Nossa missão é adorar e fazer adorar nosso Senhor na Santíssima Eucaristia, levando a Eucaristia a todos os lugares por meio da adoração e da celebração litúrgica, seguindo o carisma de São Pedro Julião Eymard, nosso fundador.
TF – Qual é o objetivo dessa comemoração centenária?
Padre José Laudares – Desejamos intensificar nossa missão e buscar novos adoradores, preenchendo todas as horas do dia e da noite com a presença de irmãos e irmãs diante do Santíssimo Sacramento exposto na Igreja de Sant’Ana, também conhecida como Santuário de Adoração Perpétua.
TF – Qual é a origem da Obra de Adoração Perpétua no Rio de Janeiro?
Padre José Laudares – A Obra de Adoração Perpétua teve início no dia 3 de maio de 1926, isto é, há 99 anos, quando o então arcebispo coadjutor, Cardeal Sebastião Leme, expôs solenemente o Santíssimo Sacramento no altar-mor da Igreja de Sant’Ana. Diante da comunidade reunida, ele rezou: “Tu, Senhor Jesus, ficarás exposto neste altar dia e noite, porque eu te prometo que os brasileiros estarão aqui ajoelhados diante de Ti, dia e noite, até o fim dos tempos”.
TF – Esta promessa se mantém viva?
Padre José Laudares – Essa oração ainda ressoa nas paredes da Igreja de Sant’Ana. A Semana Eucarística é um tempo forte de renovação dessa entrega, convidando sempre novos irmãos e irmãs a fazerem parte desses brasileiros ajoelhados diante do Santíssimo. Neste Ano Santo, queremos ser peregrinos da adoração. Como Igreja, em comunhão com toda a cristandade, vamos ao encontro dos irmãos para celebrar este centenário com fervor e fidelidade.
TF – Qual é a visão eucarística da Congregação do Santíssimo Sacramento neste centenário?
Padre José Laudares – A obra foi confiada à nossa congregação por Dom Leme. Queremos continuar essa missão com entusiasmo, sendo fiéis ao carisma do nosso fundador, São Pedro Julião Eymard, o Apóstolo da Eucaristia. Para nós, a adoração é a continuação da Santa Missa. A presença real de Jesus no Pão Consagrado permanece após a celebração. Por isso, mantemos uma liturgia contínua na Igreja de Sant’Ana, onde Jesus é adorado dia e noite.
TF – Qual o convite que o senhor deixa aos fiéis?
Padre José Laudares – Convido cada fiel, cada comunidade, a ser um “peregrino da adoração”. Queremos encontrar novos adoradores e adoradoras para preencher todas as horas diante do Santíssimo Sacramento. Que este Ano Santo seja também para o Rio de Janeiro um tempo de renovar a fé e a esperança diante de Jesus Eucarístico.
TF – Como será a programação do Dia de Corpus Christi
Padre José Laudares – A missa conclusiva da 99ª Semana Eucarística será na Igreja de Sant’Ana, às 10h, presidida por Dom Orani.
Às 15h, teremos a Liturgia das Horas, na Igreja da Candelária, e, por volta de 16h, a procissão pelas ruas centrais da cidade até a Catedral de São Sebastião, numa manifestação pública de amor a Jesus Cristo Eucarístico.
Ao chegar na Catedral, já no início da noite, haverá a bênção com o Santíssimo Sacramento, o Auto de Corpus Christi e missa solene, também presidida por Dom Orani.
Carlos Moioli