Semana Nacional da Família 2019

Com o tema: “A família, como vai?”, a Semana Nacional da Família deste ano quer indicar a necessidade da família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho, e assim compreender seu papel evangelizador na Igreja e na sociedade.

Em sintonia com a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, a Arquidiocese do Rio de Janeiro convida todos os fiéis, em especial os agentes de Pastoral Familiar, a fazer essa pergunta diante da realidade da família no momento atual.

No Sínodo sobre a Família de 2015, que discutiu os desafios pastorais da família no contexto da evangelização, considerou-se urgente encontrar meios eficazes para acompanhar os casais e as famílias afastadas da comunidade eclesial, como também manter viva a fé e o compromisso dos que já vivenciam a vida comunitária.

O tema deste ano é uma retomada da reflexão que marcou a Campanha da Fraternidade de 1994. Ao voltar ao passado e ver o quanto a Pastoral Familiar já cresceu, percebe-se que a família busca e precisa aprofundar cada vez mais a sua missão na Igreja e na sociedade para conquistar um papel decisivo e central. Vinte e cinco anos depois, a pergunta ainda nos é atual: “A família, como vai?”.

Arquidiocese do Rio

Como de costume, a Semana Nacional da Família será celebrada na segunda semana de agosto em cada comunidade paroquial com uma programação própria. Em âmbito arquidiocesano, está programado o Terço Mariano nos oito vicariatos, sempre às 20h, com transmissão ao vivo pela Rádio Catedral. O Terço começou no dia 9 de agosto, realizado no Vicariato Urbano, seguido pelo Vicariato Oeste, e seguirá até o dia 16 de agosto nos demais vicariatos (veja programação abaixo). O encerramento da Semana Nacional da Família acontecerá no dia 17 de agosto, às 9h, na Catedral de São Sebastião, com missa presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, também com transmissão para todo o Brasil pela RedeVida de Televisão.

Programação do Terço Mariano nos vicariatos, às 20h

Domingo – 11 de agosto
Vicariato Santa Cruz: Paróquia São João Batista, Rua Damião de Gois, 431, Vila São João, em Campo Grande

Segunda – 12 de agosto
Vicariato Suburbano: Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Rua Mambarés, 68, em Marechal Hermes

Terça – 13 de agosto
Vicariato Leopoldina: Paróquia Jesus Sacramentado, Rua Gonçalves Santos, 39, na Penha

Quarta – 14 de agosto
Vicariato Jacarepaguá: Paróquia Sagrada Família, Estrada do Rio Grande, 3840, na Taquara

Quinta – 15 de agosto
Vicariato Norte: Basílica Santuário São Sebastião, na Tijuca

Sexta – 16 de agosto
Vicariato Sul: Paróquia Santa Cecília e São Pio X, Rua Álvaro Ramos, 385, em Botafogo

 

Autor: Redação.

Categorias
Categorias