VI Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um
A Missão Somos Um (MSU) é um movimento que recentemente recebeu a Declaração de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, e que promove a unidade dos cristãos em âmbito internacional. Está marcada para os dias 16 a 22 de setembro a Semana Somos Um 2024 (SSU24), atividade que faz parte do calendário oficial do estado e do município do Rio de Janeiro. A SSU24, na qual será celebrada a VI Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um, terá como tema “Permaneciam unidos em oração” (cf. At 1, 14).
O tema foi escolhido sob a inspiração do Ano da Oração, proclamado pelo Papa Francisco em preparação para o Jubileu do Ano Santo de 2025, em que também serão comemorados os 1.700 anos do Concílio de Nicéa.
Com uma programação intensa e diversificada, as lideranças da MSU começam a chegar ao Rio de Janeiro a partir deste domingo, dia 15 de setembro, e se hospedam na Casa de Retiro São Francisco de Sales, no bairro do Riachuelo. São representantes de diversas Igrejas e comunidades, vindos de Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Argentina, França e Itália, além de diversos estados do Brasil.
O Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos será representado pelo monsenhor Juan Usma Gómez, enviado do cardeal Kurt Koch, que preside a instância; o Conselho Episcopal Latino- Americano (Celam) será representado pelo padre Pedro Brassesco (secretário-geral adjunto).
Além destes, estarão presentes líderes evangélicos como o pastor Bob Garrett que preside a plataforma americana Charismatic Leaders Fellowship (CLF-EUA), pastor Bruno Ierullo que preside o United in Christ (Canadá), reverendo Joe Tosini (John 17 moviment), David Cole (membro da Comissão Internacional de Diálogo Católico-Pentecostal-EUA), padre Luciano da Comunidade Caminho Novo (França) entre outros.
Entre as principais lideranças nacionais confirmadas, estarão presentes Katia Roldi Zavariz (Coordenadora do Serviço Brasileiro de Comunhão do Charis), Vinicius Simões (Presidente do Conselho Nacional da RCC-Brasil), Cláudio Costa (Coordenador da RCC-RJ), pastor Rui Rodrigues (Encristus), padre Marcial Maçaneiro SCJ (Membro da Comissão Internacional de Diálogo Católico Pentecostal e assessor teológico da MSU), além de representantes da Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira e da Igreja Sara Nossa Terra, entre outras Igrejas.
As atividades terão início na segunda-feira, 16 de setembro, com palavra de acolhimento proferida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta O.Cist., que abrirá o retiro destinado aos membros dos Conselhos Fraternos Local, Nacional e Internacional da MSU, além dos membros do Grupo de Trabalho (GT) Católico-Pentecostal. O objetivo do retiro é aprofundar a identidade, a missão e a estrutura da MSU frente aos desafios de promover o diálogo para a Unidade dos Cristãos e preparar a celebração do Jubileu de Nicéa (2025) e do Jubileu da Redenção (2033).
Carta de Intenções e Aliança 2022-2032
A partir de 2019, quando as lideranças ligadas à MSU decidiram de comum acordo assinar uma Carta de Intenções, que contou com a adesão do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, a MSU iniciou um processo de evangelização que vem crescendo ao longo dos últimos anos.
Durante a celebração da SSU22 foi assinado o documento “Aliança 2022-2032”, que pretende aproveitar a oportunidade desta década, na qual se encontram os anos jubilares de 2025 e 2033. O objetivo é discernir e implementar meios para o anúncio da Unidade do Corpo de Cristo, em primeiro lugar aos cristãos batizados que formam o Corpo de Cristo, para que, a partir do testemunho de amor entre os cristãos, a mensagem do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo seja acolhida e amada por todos.
Legados da MSU para a Igreja
Os primeiros passos nestes dois primeiros anos de aliança foram a criação dos Conselhos Fraternos para estruturar e ajudar a estabelecer o fluxo do serviço ministerial da missão. Os conselhos, depois de criados, estão no período de consolidação. São um ambiente fraterno, que reúne líderes que podem ou não estar ligados a instituições, mas que sempre serão pessoas sensíveis à visão da unidade e à importância do ecumenismo para o anúncio da boa nova de Jesus.
A criação do GT Católico Pentecostal foi fundamental para trazer à realidade da América Latina os temas discutidos ao longo de mais de 50 anos pela Comissão Internacional de Diálogo Católico-Pentecostal. Esse grupo já apresentará os primeiros resultados durante a SSU.
A Missão Jovem Somos Um é a expressão da nova geração que já nasce sem as marcas deixadas pela divisão, e deseja viver em unidade. O grupo, que conta com representantes de vários estados do Brasil, se reúne semanalmente em modo online para orar e estudar.
Programação aberta ao público e serviço
Quarta-feira (18/9) – Eventos externos em que não é necessária inscrição.
A partir de quarta-feira à tarde será dado início à programação. Aberta com uma caminhada pela comunidade do Jacaré, começará na Igreja Evangélica Restaurando Vidas e terminará na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Aí os participantes serão recepcionados com um café e, logo após, seguirão para a programação da noite, que acontecerá na Comunidade Evangélica Verdade e Vida, em São Gonçalo.
Quinta-feira (19/9)
Das 9h às 12h, um encontro destinado a lideranças cristãs católicas ou evangélicas, e a pessoas que desejem aprender e aprofundar o caminho da unidade dos cristãos. O local é a Casa de Retiro São Francisco de Sales, no Riachuelo, da Comunidade Sementes do Verbo. É necessária a inscrição prévia, no endereço www.missaosomosum.com.br. A taxa de participação de R$ 80 inclui refeições e material didático da conferência.
Às 15h, para a Comunhão Fraterna com as lideranças da MSU, não há mais vagas.
Às 19h30, noite de oração em unidade, promovida pela Missão Jovem Somos Um (MJSU). Na Casa de Evangelização São José, da Comunidade Coração Novo, na Rua Baronesa do Engenho Novo, 311. Para este evento não é necessária inscrição.
Sexta-Feira (20/9)
Das 9h às 12h, encontro destinado a lideranças cristãs católicas ou evangélicas, e pessoas que desejem aprender e aprofundar o caminho da unidade dos cristãos. Na Casa de Retiro São Francisco de Sales, da Comunidade Sementes do Verbo. É necessária inscrição prévia, no endereço www.missaosomosum.com.br. A taxa de participação de R$ 80 inclui refeições e material didático da conferência.
Das 14h30 às 17h30, encontro exclusivo com os seminaristas do Seminário Arquidiocesano de São José.
Às 18h, para a abertura da VI Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um, no Santuário Cristo Redentor, não há mais vagas.
Sábado (21/9)
Das 9h às 18h, VI Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um. Atividade aberta a todas as pessoas interessadas em ter um tempo de oração e louvor em unidade.
Às 19h, noite de louvor Canto da Unidade, com o pastor Bené Gomes. No auditório do Edifício São João Paulo II, Rua Benjamim Constant, 23 – 2º andar, na Glória. O espaço conta com estacionamento gratuito. Vagas limitadas e inscrições gratuitas no www.missaosomosum.com.br.
Domingo (22/9)
Das 9h às 14h, prossegue a VI Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um. Atividade aberta a todas as pessoas interessadas em ter um tempo de oração e louvor em unidade. No Clube da Aeronáutica, Praça Marechal Âncora, 15, no Centro do Rio. No III Comar, entre a Praça XV e o Aeroporto Santos Dumont, o espaço oferece estacionamento gratuito. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. A opção de almoço é o restaurante que fica no prédio de próprio Clube e atende com preços populares. Inscrições no www.missaosomosum.com.br.
Para mais informações, fazer contato por meio de nossas redes sociais @missaosomosum
Assessoria de Comunicação – Missão Somos Um