Entre os dias 18 e 21 de setembro, foi celebrada a Semana Somos Um 2025 no Rio de Janeiro, com o tema: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), em comunhão com o ano jubilar e no contexto da celebração dos 1.700 anos do Concílio de Niceia. O encontro manteve a tradição recente de reunir cristãos de diferentes denominações para uma experiência de diálogo e comunhão na capital fluminense.
Com uma programação vasta e diversificada, proposta em tom leve e fraterno, cristãos de diversas denominações, vindos de vários estados do Brasil, uniram-se para orar juntos pela unidade, fortalecer os vínculos de comunhão por meio de espaços de relacionamento e discernir os próximos passos no caminho da promoção da unidade do Corpo de Cristo.
A primeira atividade da semana aconteceu na tarde do dia 18 de setembro, na Alerj – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, a pastora Mônica Floriano (Ministério Restaurando Vidas – Jacaré/RJ), Gilmar (RCC-Rio) e Alexandre Assunção (Comunidade Coração Novo – Cabo Frio/RJ) conduziram juntos uma tarde com pregação, oração e partilha de testemunhos.
Entre eles, o do pastor Bruno Ierullo (United in Christi), que estava acompanhado de um grupo de cinco pastores vindos do Canadá, Estados Unidos e Austrália. Ele ressaltou que, mesmo sabendo tratar-se de uma agenda nacional, decidiu participar por acreditar que a experiência vivida no Brasil poderia abrir caminhos para iniciativas semelhantes em outros países.
Na noite do mesmo dia, o pastor Timóteo Neves recebeu os irmãos na Igreja Metodista do Méier para a Noite de Oração pela Unidade. O ministério de louvor da Igreja se apresentou junto a músicos ligados à Missão Somos Um, dando testemunho de harmonia por meio da música. O anfitrião convidou o padre Gildásio Vilanova (Comunidade Mar a Dentro) para a pregação, em que ressaltou a importância do caminho da unidade do Corpo de Cristo, a partir dos Atos dos Apóstolos, e encorajou todos a viverem aspectos da unidade possível.
Na manhã do dia 19 de setembro, os participantes viveram uma experiência de imersão no Café Espiritual, atividade realizada há 13 anos em diversas igrejas e comunidades. Desta vez, a Comunidade Coração Novo foi a anfitriã. A programação contou com louvor, testemunhos, oração e um café da manhã partilhado. Entre os presentes estavam o padre Maicon (vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Engenho Novo), o vigário episcopal do Vicariato Norte e pároco Aldo Solto, que deixou sua mensagem em nome da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e o pastor Leandro, da Primeira Igreja Batista do Sampaio, que participou pela primeira vez e expressou sua alegria em estar junto com os irmãos.
Mantendo a tradição que fez a Missão Somos Um ser reconhecida como Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado do Rio de Janeiro, os participantes visitaram o Mosteiro de São Bento, no centro do Rio, na tarde de sexta-feira. O grupo foi recebido por Dom Anselmo Chagas, que, em nome do abade Felipe, deu as boas-vindas. Foi um momento de mergulho na história do Brasil e no conhecimento da presença cristã desde a época da colonização.
Na noite do dia 19 de setembro, foi aberta a IV Conferência Nacional de Louvor e Adoração Somos Um, no alto do Corcovado, aos pés do Cristo Redentor. Após um tempo de louvor, oração e palavras de acolhimento da irmã Maria de Fátima, em nome do Santuário do Cristo Redentor, e do padre Maicon, em nome da Arquidiocese, o pastor Bruno Ierullo pregou a Palavra, ressaltando que o Senhor envia missionários como ministros da reconciliação para atuar na cidade, no Estado, no Brasil e no mundo, em referência a Atos 1,8. O momento contou ainda com a participação dos jovens Mayara Pazeto e Mariana Zago (Igreja Cristã de Jundiaí/SP), que conduziram uma oração preparando o ambiente para a meditação da Palavra.
No dia 20 de setembro, a Conferência seguiu com moderação da teóloga evangélica Mayara Pazeto e do líder católico Alexandre Assunção. Houve momentos de louvor e oração conduzidos pelo ministério de louvor da MSU, grupos de partilha e três pregações da Palavra.
A primeira foi de Izaias Carneiro (fundador e presidente da Comunidade Coração Novo, referencial para a unidade no Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS e membro do Serviço Internacional) e do pastor Silas Esteves (fundador e presidente do Ministério Betesda e presidente do Conselho de Igrejas Cristãs do Rio de Janeiro – Conic-Rio). Izaias destacou o carisma da MSU, sua estrutura e próximos passos, ressaltando a importância das famílias “denominacionalmente mistas” como espaço de oração e testemunho da unidade do Corpo de Cristo.
Em seguida, o Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, e o bispo Abner Ferreira, presidente da Assembleia de Deus – Ministério Madureira, falaram sobre a importância da unidade cristã em uma sociedade polarizada. Eles foram acompanhados pelo bispo anglicano Bill Pezutti, da Flórida (EUA). Juntos, abençoaram a nova liderança da Missão Somos Um, que passa a contar com a pastora Mônica (interlocução com evangélicos no Conselho Fraterno Local), o pastor Silas Esteves (Conselho Fraterno Internacional) e o pastor Luiz Guatura (Conselho Fraterno Nacional e porta-voz dos evangélicos ligados à missão). Ao lado deles, permanece Izaias Carneiro na coordenação com os católicos.
A última palavra foi ministrada pelo pastor Luiz Guatura (Assembleia de Deus em Terra Brasil – Ministério de Madureira), que convidou os presentes a refletir sobre o envio missionário como um caminho de direção e correção da parte de Deus. A Conferência terminou com oração final e a bênção de Aarão.
O encerramento da Semana Somos Um aconteceu no Vale da Reconciliação da Comunidade Coração Novo. Após a Eucaristia, presidida pelo padre João Henrique (Comunidade Aliança de Misericórdia) e concelebrada pelo padre Lincoln, também da mesma comunidade, houve celebração de culto e ceia com os irmãos evangélicos. O encontro terminou em clima fraterno com um almoço partilhado.
A próxima atividade da Missão Somos Um será em 22 de novembro de 2025, com o Encontro da Rede Internacional de Cristãos, realizado online. O link de inscrição será disponibilizado nas redes sociais e no site oficial [missaosomosum.com.br] e (missaosomosum.com.br).
Já a Semana Somos Um 2026 será realizada entre 14 e 20 de setembro de 2026 e acolherá a VII Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um.
Missão Somos Um – Assessoria de Comunicação