Solenidade da Ascensão do Senhor

‘Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura’ (Mc 16,15)

 

Celebramos neste domingo a Ascensão do Senhor ao céu, solenidade transferida na última quinta-feira. Neste domingo comemoramos também o Dia das Mães em nossas tradições brasileiras. Hoje é também o LVIII Dia Mundial das Comunicações Sociais. A mensagem do Papa Francisco para este dia tem como tema: “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”. Hoje também iniciamos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que tem como tema: “Amarás ao Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo” (Lc 10,27). Também vivemos a novena ou iniciamos a Semana de Pentecostes que nos prepara para a Festa Solene do Espírito Santo no próximo domingo.

Comemoramos neste domingo a volta de Jesus ao Pai, do mesmo modo que um dia saiu do Pai e se encarnou no meio da Humanidade. Ele volta para o Pai, mas não nos deixa órfãos, permanecerá para sempre conosco por meio do Espírito Santo que celebraremos na semana que vem em Pentecostes, fechando o tempo pascal.

Os discípulos acompanham Jesus subindo ao céu, ficam como que parados e sem saber o que fazer, se sentindo como que abandonados por Jesus. Mas, os anjos aparecem aos discípulos e dizem que eles não devem ficar parados, ou seja, a partir daquele momento eles deveriam dar continuidade à missão iniciada por Jesus e anunciar a todos o Reino de Deus. Jesus promete não os deixar órfãos e que os acompanharia através do Espírito Santo.

Celebremos a Solenidade da Ascensão do Senhor e nos preparemos para na semana que vem celebrarmos Pentecostes. Com a Solenidade da Ascensão do Senhor celebramos o Dia Mundial das Comunicações Sociais, ou seja, somos enviados a comunicar a boa nova do Evangelho e dessa forma ser comunicadores. Temos que anunciar a misericórdia do Senhor aos irmãos que encontrarmos.

A primeira leitura da missa deste Domingo é do livro dos Atos dos Apóstolos (At 1, 1-11), o autor do livro de Atos dos Apóstolos é o mesmo autor do terceiro Evangelho sinótico, ou seja, São Lucas. Por isso, ele inicia dizendo: No meu primeiro livro, ó Teófilo! O livro de Atos é como se fosse uma continuação daquilo que Lucas já escreveu no Evangelho. Só que o livro de Atos dos Apóstolos retrata, a partir da ascensão de Jesus ao céu, a vinda do Espírito Santo e o envio dos discípulos para a missão.

Jesus se revela aos discípulos após a ressurreição para atestar a eles tudo aquilo que Ele havia dito enquanto estava entre eles. Durante 40 dias, Jesus apareceu aos discípulos e, numa refeição, lhes disse para que nunca se afastassem de Jerusalém, pois era ali que iniciou a missão pública, e seria ali também que os discípulos deveriam dar continuidade à missão.

Quando Jesus sobe ao céu, os discípulos ficam olhando com o rosto triste, se sentindo como que abandonados por Jesus. Mas, como Ele mesmo havia dito que não os deixaria só, e enviaria o Espírito Santo para que os guiasse na missão e dessa forma desse início a Igreja primitiva.

O Salmo responsorial dessa missa é o 46 (47), esse salmo diz em seu refrão: “Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta”. O Senhor subiu ao toque da trombeta dos anjos, está entre os anjos celestiais à direita de Deus. O Senhor é o grande rei de toda a terra e do céu Ele intercede por nós todos. Do mesmo modo que Jesus ascendeu ao céu, morreu e ressuscitou, nós também contemplaremos Deus face a face na vida eterna.

A segunda leitura da missa desse domingo é da carta de São Paulo aos Efésios (Ef 1,17-23), Paulo fala à comunidade dos Efésios e para cada um de nós hoje que devemos pedir a Deus Pai incessantemente a vinda do Espírito Santo sobre nós, para que os nossos olhos possam se abrir e compreender as realidades da fé. Jesus está vivo e sua presença é real na Igreja todas as vezes que comungamos de seu Corpo e Sangue.

O Evangelho deste domingo é de Marcos (Mc 16, 15-20), nesse Evangelho Jesus se manifesta aos 11 discípulos e os envia em missão para que eles dessem continuidade àquilo que Ele iniciou. Acompanharemos nessa semana e semana que vem esse envio dos discípulos para a missão. O Reino de Deus precisa continuar sendo anunciado, o Reino de Deus precisa ser instaurado aqui na terra, mas só viveremos de maneira plena no céu.

Após a Ascensão de Jesus ao céu, inicia a missão dos discípulos e, consequentemente, a Igreja primitiva. Nossa Igreja Católica tem mais de dois mil anos de história e até hoje os seus membros são chamados a levar adiante aquilo que Jesus iniciou. A cada dia o número de fiéis foi crescendo e ouvindo a mensagem que os apóstolos anunciavam, e assim permanece até os dias de hoje.

Jesus continua enviando discípulos até hoje, do mesmo modo que Ele enviou os discípulos ele nos envia. Por isso, rezemos sempre pelas vocações e que muitos batizados e batizadas aceitem o convite de Jesus e saiam em missão para anunciar o Evangelho. Precisamos ser uma Igreja em saída, que vai ao encontro dos outros para anunciar a mensagem de salvação.

Celebremos com alegria essa Solenidade da Ascensão do Senhor ao Céu e sejamos anunciadores da boa nova, anunciando o Evangelho a toda criatura.

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Categorias
Categorias