“Somos a favor da vida”: Mensagem do Cardeal Orani João Tempesta por ocasião do julgamento da ADPF 442 no STF

Somos a favor da vida

 

Caríssimos amigos e irmãos. Notícias que nos chegam falam de questões muito sérias que estão sendo discutidas em nosso país. Para nós é algo bastante tranquilo: somos a favor da vida. Cremos na vida desde a sua concepção até a morte natural. A Igreja aborda a vida enquanto um direito inalienável que todos nós temos desde que fomos concebidos.

No entanto, vemos que questões políticas têm levado a questões jurídicas de querer levar ao nosso país a condenar inocentes à morte, isso já com sangue de crianças nas mãos de tantas pessoas.

Sobre a ADPF 442 que ocorre agora no Supremo Tribunal Federal, queremos afirmar o valor e a importância da vida no meio de tanta violência e maldade que existe no mundo.  Queremos, cada vez mais, valorizar a vida acima de tudo como direito inviolável que nós somos chamados a cultivar e a propagar em nosso país.

Não podemos deixar que o nosso país faça isso com as crianças inocentes, como já conhecemos nas Escrituras, quando Herodes fez com as crianças de Belém.

Ao mesmo tempo, caríssimos amigos irmãos, é preciso rezar para que não entre essa maldade em nosso país.

A ADPF 442, que foi pautada no STF, tem a nossa rejeição, o nosso repúdio. Nós queremos que seja observado o valor da vida e, ao mesmo tempo, há o direito do nosso povo que elegeu os seus representantes, que tem a sensibilidade com esses valores e, assim, respeita a vida em todos os seus aspectos.

Em tantos momentos, vemos a violência presente nessas minorias, e somos chamados a rezar e pedir para que continuemos a valorizar a vida como direito inviolável. Ao mesmo tempo, procurar valorizá-la em todos os momentos da vida, da concepção até a morte natural, mas passando pelos direitos à alimentação, ao teto, ao trabalho, à saúde que fazem parte da luta constante da Igreja.

Nós enquanto Igreja temos esse momento profético de denunciar ao nosso mundo essa necessidade de valorizar a vida em todos os seus aspectos e procurar valorizá-la desde a sua concepção.

Por isso, amigos e irmãos, a nossa busca é de, cada vez mais, além de repudiar a tentativa de trazer essa maldade em nosso país, procuramos ainda mais valorizar a vida em todos os seus aspectos para que reine em nossos corações, em nosso país, a vida e alegria plena. Deus abençoe a todos.

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro

 

(Transcrição de vídeo gravado por Dom Orani por ocasião do julgamento da ADPF 442 no STF, no dia 22 de setembro, manifestando sua rejeição à ação e convidando os fiéis a rezar e a valorizar a vida).

Categorias
Categorias