Durante o mês de maio, todas as dioceses e arquidioceses do Estado do Rio de Janeiro se unirão na oração do já tradicional Terço Mariano pela Paz, uma iniciativa do Regional Leste 1 da CNBB em parceria com a Rádio Catedral FM 106,7. A transmissão ao vivo acontecerá diariamente às 20h, também pelo canal oficial da emissora no YouTube.
A programação iniciou no 12 de maio e se concluirá no dia 23 de maio, com cada noite sendo conduzida por uma diocese, sempre com a presença de seus bispos e em locais de grande representatividade e devoção.
Na primeira semana, a abertura foi feita pela Diocese de Duque de Caxias, no dia 12 de maio, diretamente da Catedral de Santo Antônio, com a participação de Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, bispo diocesano.
No dia 13, a oração foi conduzida pela Diocese de Nova Iguaçu, na Paróquia São Francisco de Assis, em Queimados, com a presença de Dom Luciano Bergamin, bispo emérito.
No dia 14, a Arquidiocese de Niterói se reuniu na Praça João Hélio, em Araruama. Antes do Terço, foi celebrada missa, presidida pelo arcebispo Dom José Francisco Rezende Dias e com a participação do bispo auxiliar Dom Geraldo de Paula Souza.
No dia 15, a Diocese de Petrópolis foi representada na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Praça da Inconfidência, com a presença do bispo diocesano Dom Joel Portella Amado.
Encerrando a primeira semana, no dia 16, a Diocese de Itaguaí se reuniu na Catedral de São Francisco Xavier.
Na segunda semana, o Terço será rezado no dia 19 de maio, na Diocese de Campos, com celebração no Seminário Maria Imaculada, em Campos dos Goytacazes, e a presença de Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, bispo diocesano, e de Dom Fernando Rifan, bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney.
No dia 20, será a vez da Diocese de Valença, que rezará na Igreja Santa Rita de Cássia, em Vassouras, com a presença do bispo Dom Nelson Francelino.
No dia 21, a oração será na Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Jardim Ouro Preto, em Nova Friburgo.
No dia 22 de maio, a Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda conduzirá o Terço na Comunidade Santa Rita, em Barra Mansa, com a presença do bispo Dom Luiz Henrique da Silva Brito.
Encerrando este forte momento de comunhão e oração, no dia 23 de maio, a Arquidiocese do Rio de Janeiro rezará o Terço no Santuário do Cristo Redentor, com a participação do Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.
O Terço Mariano pela Paz é uma expressão concreta da unidade da Igreja no Estado do Rio de Janeiro, reunindo fiéis em oração por tempos de reconciliação, esperança e paz.
Regional Leste 1 da CNBB