Trezena de São Sebastião

Trezena de São Sebastião
“São Sebastião peregrino de esperança”

 

Iniciamos dia 07 de janeiro (terça-feira), A 15ª trezena de São Sebastião padroeiro de nossa Arquidiocese e cidade do Rio de Janeiro. Somos convidados ao longo desses treze dias a pedir a intercessão de São Sebastião por todos nós, por nossa Arquidiocese e por nossa cidade.

A festa de São Sebastião antes de ser apenas um feriado municipal e dia de descanso, é uma grande comemoração religiosa em que temos a oportunidade de participar da celebração da Santa Missa e pedir a intercessão de São Sebastião por nós. Para isso e para nos prepararmos bem para essa festa temos que realizar ao longo de treze dias a trezena em preparação a essa festa. A trezena pode ser realizada em casa, na comunidade, no bairro com os vizinhos ou com a família. E ainda acompanhar as visitas peregrinas realizadas ao longo desses dias com a imagem de São Sebastião.

A fé e a devoção a São Sebastião têm que ser espalhadas aos quatro cantos da cidade, todo o povo tem que celebrar o santo padroeiro, e toda a população entender que a cidade do Rio de Janeiro tem como primeiro nome São Sebastião, portanto, ele é a razão da cidade existir.

Ao longo desses treze dias da trezena temos muitos pedidos a fazer a São Sebastião, e também muitos motivos para agradecer. A trezena sempre tem esse intuito, agradecer as graças alcançadas no ano anterior e pedir novas graças para esse ano. Um pedido em especial é pela paz, peçamos a intercessão de São Sebastião pela paz em nossa cidade, que tenhamos menos violência e menos morte de inocentes. Um agradecimento em especial é tantas coisas bonitas que tem movimentado nossa Igreja particular, ocasião em que não tenho palavras para agradecer as muitas delicadezas do clero e do povo de Deus na memória dos 50 anos de meu jubileu de ordenação presbiteral.

 

O tema da trezena desse ano de 2025 é: “São Sebastião peregrino de esperança”, São Sebastião era um peregrino, pois anunciava Jesus Cristo aos encarcerados, aos que eram presos pelo império romano. Ao mesmo tempo ele carregava consigo a esperança, pois acreditava que através do seu anúncio aqueles que estavam encarcerados poderiam alimentar a fé, e também acreditarem em dias melhores. Que todos nós possamos ser peregrinos de esperança a exemplo de São Sebastião, e não esmorecer diante das dificuldades. A oração e a participação na celebração Eucarística nos ajudam a ter mais esperança.

O tema “Peregrino de esperança” escolhido para a trezena deste ano é por conta do jubileu que a Igreja vive esse ano. Somos convidados ao longo desse ano a peregrinarmos para alguma Igreja, quer seja a Catedral Metropolitana de São Sebastião ou qualquer uma das outras 20 Igrejas Jubilares, e realizarmos o nosso compromisso de união com a Igreja ao longo desse ano jubilar. A cada vinte e cinco anos a Igreja vive esse jubileu ordinário, e é sempre um momento especial em que somos convidados a reanimar a nossa fé e o nosso compromisso de católicos apostólicos romanos. E do mesmo modo tem ligação com a nossa vida, pois todos nós somos vocacionados e chamados por Deus a nutrir uma vida de peregrinos. A oração diária e o contato com a Palavra de Deus alimentam e fortalece a nossa fé.

 

São Sebastião dava testemunho com a vida e em nenhum momento negou a fé em Jesus Cristo, mesmo sendo algumas vezes obrigado pelo imperador. Do mesmo modo cada um de nós é chamado para a missão, cabe a nós darmos o Sim a Deus e testemunhar para as pessoas a fé que professamos em Cristo. Sejamos testemunhas do Senhor em nossa casa, comunidade, trabalho e escola. Que ao longo dessa trezena possamos formar grupos de oração, em nossas comunidades, bairros, entre os vizinhos e rezar a trezena de São Sebastião. E ainda, acompanhar a programação da trezena e se puder participar onde ela estiver acontecendo. Que a fé ao nosso padroeiro alcance muitas pessoas dessa cidade ao longo desses dias.

Desde o dia 07 de janeiro (terça-feira) até ao dia 19 de janeiro (Domingo) realizamos a trezena de São Sebastião, são treze dias para que nos preparemos para celebrar no dia 20 de janeiro (Segunda-Feira) a grande festa de nosso padroeiro. Sempre antes de celebrarmos a memória ou a festa de um santo rezamos um tríduo (3 dias), Novena (9 dias) ou Trezena (13 dias). A importância de São Sebastião é tão grande para nós que não podemos apenas celebrá-lo somente no dia 20, mas nos preparamos ao longo de treze dias.

 

A trezena de São Sebastião em nossa Arquidiocese nos lembra as missões populares, pois ao longo desses treze dias percorremos diversas comunidades, de ponta a ponta, entramos em diversas casas, hospitais, escolas e asilos, com a imagem de São Sebastião. Aonde a peregrinação chega junto com a imagem chega a paz, e a fé do povo é enriquecida. Muitos corações se convertem, e todos os fiéis se unem num mesmo objetivo, pedir a intercessão de São Sebastião por toda a população da cidade.

Nos dias de hoje somos convidados a seguir os passos de São Sebastião e ser mensageiros do Evangelho. Que possamos anunciar a Palavra e fortalecer a fé daqueles que estão doentes, acamados, encarcerados, daqueles que vivem em situação de rua, enfim, somos chamados a anunciar o evangelho em toda e qualquer situação. Sejamos profetas nos dias de hoje, sal na terra e luz no mundo.

Preparemo-nos nesses treze dias e realizemos a trezena em honra ao nosso padroeiro, se não puder participar dos momentos de peregrinação, reze em sua comunidade ou em casa, junte família e amigos e peça a intercessão de São Sebastião. Programe-se no dia 20 para participar da procissão as 16h00, que sairá da Basílica Santuário na Tijuca e irá até a Catedral Metropolitana e participe da missa Solene as 17h00. Será um momento de muita alegria para todo o povo de Deus de nossa Arquidiocese.

Participemos com alegria da trezena de São Sebastião ao longo desses dias e que ele continue intercedendo por nossas intenções. Sejamos discípulos e missionários ardorosos do Senhor e com fé e coragem anunciemos o Evangelho. Do mesmo modo que São Sebastião, também somos chamados por Deus e peregrinos de esperança!

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Categorias
Categorias