Criada em 7 de setembro de 2010, a WebTV Redentor nesses 14 anos assume a missão pioneira de transmitir as atividades e realizações da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro em áudio e vídeo, com foco especial nas celebrações eucarísticas, reportagens sobre os eventos que ocorrem na Arquidiocese, além de uma série de programas fixos que levam ao espectador um conteúdo espiritual, formativo, informativo e de entretenimento.
“Ao identificarmos o Cristo Redentor como um importante púlpito de comunicação, criamos uma rede de transmissão de missas online a partir da capela do santuário. Esta é a gênese desse hoje consolidado veículo oficial da Arquidiocese do Rio de Janeiro”, relatou o cônego Omar Raposo, vigário episcopal para a Comunicação Social da arquidiocese.
Com quase 150 mil inscritos e mais de 11 mil vídeos publicados em seu canal do YouTube, a WebTV Redentor, além das transmissões ao vivo das celebrações litúrgicas e produção de reportagens exclusivas, veicula em sua grade uma série de programas próprios, como o ‘Conhecendo a Fé Católica’, ‘Igreja a Caminho’, ‘Palavra da Salvação’ e as mensagens especiais do arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta. Transmite ainda imagem e som dos programas produzidos pela Rádio Catedral FM 106,7, como o ‘Terço da Misericórdia’, ‘Terço Mariano’, ‘Vox Populi’, entre outros. Também nos estúdios da WebTV é gravado e produzido o programa ‘Palavras de Vida’, primeira atração católica da TV brasileira, exibido aos domingos na TV Brasil.
Incentivada desde o início de suas atividades por Dom Orani, com apoio do padre José Brito Terceiro, a WebTV Redentor tem como um dos seus colaboradores Nestor Rangel que recordou as primeiras transmissões realizadas em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013.
“Na JMJ, dois anos antes da programação oficial, aconteciam vários eventos na cidade. Havia uma vez por mês uma vigília em preparação para a JMJ, que a WebTV fazia na Paróquia de Sant’Ana. Era a noite inteira, até 6 horas da manhã, e o público sempre acompanhava e participava.” Nestor ressalta ainda que a Arquidiocese foi a primeira a fazer esse tipo de trabalho no Brasil, dando formação para várias dioceses nesse campo.
Na história da WebTV Redentor, a cobertura das Jornadas Mundiais da Juventude ganharam notoriedade. A jornalista Leanna Scal, que ficou por um longo período à frente do veículo, cobriu com muita interatividade e criatividade a JMJ de Madri, em 2011, e a do Rio de Janeiro, em 2013. Dando continuidade, a JMJ em Lisboa, em 2023, teve cobertura ancorada por Vinícius Arouca, atual coordenador de programação da WebTV.
“Unir a carreira profissional a uma causa tão importante como a evangelização é um privilégio e uma experiência enriquecedora. É gratificante testemunhar a transformação que essa missão gera na vida das pessoas. Fazer parte da WebTV e, mais do que isso, contribuir por meio de um esforço coletivo, no qual cada um se dedica para ver vidas transformadas, dá um sentido especial a tudo o que fazemos”, disse Vinícius.
São João Paulo II, em sua Encíclica “Redemptoris Missio”, de 1990, aborda a importância do mundo das comunicações, ressaltando que “o uso dos meios de comunicação não tem somente a finalidade de multiplicar o anúncio do Evangelho: trata-se de um fato muito mais profundo, porque a própria evangelização da cultura moderna depende, em grande parte, da sua influência. Não é suficiente, portanto, usá-los para difundir a mensagem cristã e o Magistério da Igreja, mas é necessário integrar a mensagem nesta ‘nova cultura’, criada pelas modernas comunicações”.
A WebTV Redentor nasce desta necessidade de ser presença da Igreja no vasto campo da internet, difundindo a verdade e o anúncio da Boa Nova.
“É importante que uma arquidiocese como a do Rio de Janeiro tenha meios de comunicação para realmente estar presente diante de todas as pessoas. Já tendo uma rádio e um jornal tão antigos, viver esse novo momento, com o surgimento de uma WebTV, foi a solução que encontramos para, com imagens e som, apresentar às pessoas as celebrações, notícias e nossas opiniões diante de tantas situações. É um momento importante para agradecermos por toda essa possibilidade de ter esses meios de comunicação. Foi realmente um ideal: poder, através das imagens da WebTV, ajudar nosso povo a conhecer melhor a caminhada da Arquidiocese e evangelizar ainda mais pessoas”, ressaltou Dom Orani João Tempesta, que também é o presidente da Fundação Catedral.
Da Redação